Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 20 de Agosto de 2024.

EDITAL N.º 07, DE 19 DE AGOSTO DE 2024 RETIFICA O EDITAL N.º 01/2024, DE 13 DE JUNHO DE 2024.

EDITAL N.º 07, DE 19 DE AGOSTO DE 2024

RETIFICA O EDITAL N.º 01/2024, DE 13 DE JUNHO DE 2024.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA CARGOS EFETIVOS DO QUADRO DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE CONFRESA

A Comissão do Concurso Público da Câmara Municipal de Confresa, por intermédio de seu Presidente, designado pela Portaria n.º 53/2024, torna pública a retificação do edital de abertura n.º 01/2024, que passa a ter a seguinte redação:

No item 9.3

Onde consta:

9.3 – PROVA PRÁTICA DE INFORMÁTICA

9.3.1 A Prova Prática, de caráter eliminatório/classificatório, avaliará conhecimentos condizentes com as habilidades/competências para o cargo, conforme atribuições explicitadas no Edital de Abertura, incluindo redes de computadores e/ou servidores e/ou hardware e/ou software e/ou resolução de problemas em sistemas operacionais, e consistirá na execução de trabalhos, relacionados com a área de atuação, realização ou orientação de tarefas, análise e/ou registros de materiais ou equipamentos através de métodos específicos.

9.3.2 Como parte do processo seletivo, você será submetido a uma prova prática de informática. Esta prova é projetada para avaliar suas habilidades de digitação, formatação e tabulação.

9.3.3 Digitação de Texto: Você receberá um texto que deverá digitar em um documento do Word. O tempo limite para esta tarefa é de 20 minutos.

a) Poderão realizar a prova de informática somente os 10 primeiros candidatos classificados na prova objetiva que fizeram a Prova Escrita objetiva.

b) A prova prática consistirá em digitação de texto, em microcomputador, em editor de texto Word for Windows, versão 2010 ou superior. Será utilizado teclado padrão ABNT2. (tempo máximo: 20 minutos).

c) A Prova Prática (digitação de texto) será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos conforme segue:

TL ( toque líquidos por minutos)nota
acima de 151100,00
De 141 a 15090,00
De 131 a 14080,00
De 121 a 13070,00
De 111 a 12060,00
De 101 a 11050,00

d) Os toques líquidos serão calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos, segundo a fórmula: TL = TB – ERROS, onde: TL = toques líquidos por minuto TB = toques brutos ERROS = descontos por erros cometidos.

e) Os toques brutos correspondem à totalização do número de toques dado pelo candidato, incluindo vírgulas, espaços, pontos, acentuações e mudanças de parágrafo.

f) Os erros serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se 1 (um) erro cada uma das seguintes ocorrências:

g) inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;

h) falta de espaço entre palavras; espaço a mais entre palavras e letras;

i) falta ou uso indevido de maiúsculas;

j) Realização de operações de soma e subtração na tabela que irá criar de acordo com o documento fornecido.

k) A Prova de Informática terá caráter classificatório e será avaliada na escala de 0,00 (zero) a 100,0 (cem) pontos.

l) Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora dos locais, horários e datas determinados, e sob nenhum pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova, sendo atribuída a nota 0,00 (zero) ao candidato ausente ou retardatário, seja qual for o motivo alegado.

m) O candidato será considerado apto ou inapto após atingir no mínimo 50 (cinquenta) pontos.

9.3.4 Formatação: Após a digitação do texto, você deverá formatá-lo de acordo com as diretrizes fornecidas. Isso pode incluir ajustes de fonte, tamanho, cor, alinhamento, inserir em colunas. Espaçamento duplo.

9.3.5 Tabulação: Você também será solicitado a tabular algumas partes do texto para demonstrar sua habilidade em organizar o conteúdo de maneira estruturada.

9.3.6 Alinhamento: Por fim, todo o texto deve ser alinhado corretamente de acordo com as instruções fornecidas.

9.3.7. A Prova Prática valerá 100 (cem) pontos e terá caráter classificatório.

9.3.8. Em data a ser informada por Edital, serão chamados a prestar a Prova Prática os candidatos que estiverem pré-classificados até a 10ª (decima) colocação na listagem geral.

9.3.9. Em caso de empate na última nota classificada, serão chamados todos os casos de empate nessa nota.

9.3.10. Os candidatos que não atingirem essa pré-classificação serão considerados reprovados no Concurso, não assistindo direito de realizar a Prova Prática.

9.4. Todos os candidatos deverão apresentar-se ao local indicado quando da convocação, com 30 (trinta) minutos de antecedência, portando cédula de identidade e documento de inscrição.

9.5. Para a realização da Prova Prática será obedecida a ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Objetiva. Dependendo do número de candidatos e das condições de realização da prova, a equipe de coordenação/fiscalização poderá dividir os candidatos em grupos para a realização da Prova Prática. Mesmo aplicada em grupos, a avaliação da presente prova se dará de forma individualizada.

9.6. A Prova Prática será realizada no tempo máximo, igual para todos os candidatos, de 20 (vinte) minutos, sendo que cada candidato disporá de 02 (dois) minutos para iniciar a tarefa determinada pela coordenação/fiscalização, além do tempo destinado à realização da prova. O candidato que não iniciar a tarefa no tempo previsto será considerado reprovado. O tempo será cronometrado pela equipe de coordenação/fiscalização.

9.7. Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Confresa ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da Banca de aplicação, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo, sem risco de danificá-los.

9.8. O candidato, ao terminar a Prova Prática, deverá retirar-se do local de aplicação da prova a fim de não prejudicar o andamento do processo avaliatório, bem como não intervir na avaliação dos demais candidatos.

9.9. A avaliação da presente prova será feita considerando-se o processo de desidentificação, de modo que as provas serão avaliadas e corrigidas sem o conhecimento do nome do candidato.

9.10. Em data e local a serem divulgados por Edital, será realizada a identificação das provas práticas. Os candidatos interessados poderão acompanhar este processo, quando serão abertos os envelopes lacrados e juntados os canhotos de identificação às provas devidamente corrigidas.

9.11. Caso se verifique a inviabilidade técnica para realização da Prova Prática na data fixada para sua realização, a Câmara Municipal de Confresa reserva-se no direito de transferir a realização dos testes e fixar, dentro de 03 (três) dias úteis, a nova data para a realização das provas.

Leia – se:

9.3 – PROVA PRÁTICA DE INFORMÁTICA

9.3.1 A Prova Prática, de caráter classificatório e eliminatório, avaliará conhecimentos condizentes com as habilidades/competências para o cargo, conforme atribuições explicitadas a seguir. Poderão realizar a prova de informática somente os 10 primeiros candidatos classificados na prova objetiva que fizeram a Prova Escrita objetiva.

9.3.2 Como parte do processo seletivo, você será submetido a uma prova prática de informática. Esta prova é projetada para avaliar suas habilidades de digitação, formatação e tabulação.

9.3.3 Digitação de Texto: Você receberá um texto que deverá digitar em um documento do Word. O tempo limite para esta tarefa é de 20 minutos, de modo que a prova prática consistirá em digitação de texto, em microcomputador (de mesa), em editor de texto Word for Windows, versão 2010 ou superior. Será utilizado teclado padrão ABNT2. (tempo máximo: 20 minutos), observando-se, ainda, o seguinte

a) A Prova Prática (digitação de texto) será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos conforme segue:

TL ( toque líquidos por minutos)nota
acima de 151100,00
De 141 a 15090,00
De 131 a 14080,00
De 121 a 13070,00
De 111 a 12060,00
De 101 a 11050,00

b) Os toques líquidos serão calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos, segundo a fórmula: TL = TB – ERROS, onde: TL = toques líquidos por minuto; TB = toques brutos; e ERROS = descontos por erros cometidos;

c) Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora dos locais, horários e datas determinados, e sob nenhum pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova, sendo atribuída a nota 0,00 (zero) ao candidato ausente ou retardatário, seja qual for o motivo alegado.

d) O candidato que não obter no mínimo 50 (cinquenta pontos) será considerado inapto e restará eliminado do concurso;

e) a nota da prova de informática será somada com a nota da prova objetiva, que resultará na classificação final do candidato;

9.3.4. Em data a ser informada por Edital, serão chamados a prestar a Prova Prática os candidatos que estiverem pré-classificados até a 10ª (decima) colocação na listagem geral.

9.3.5. Em caso de empate na última nota classificada, serão chamados todos os casos de empate nessa nota.

9.3.6. Os candidatos que não atingirem a pré-classificação definida no item 9.3.4 serão considerados reprovados no Concurso, não assistindo direito de realizar a Prova Prática.

9.4. Todos os candidatos deverão apresentar-se ao local indicado quando da convocação, com 30 (trinta) minutos de antecedência, portando cédula de identidade e documento de inscrição.

9.5. Para a realização da Prova Prática será obedecida a ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Objetiva. Dependendo do número de candidatos e das condições de realização da prova, a equipe de coordenação/fiscalização poderá dividir os candidatos em grupos para a realização da Prova Prática. Mesmo aplicada em grupos, a avaliação da presente prova se dará de forma individualizada.

9.6. A Prova Prática será realizada no tempo máximo, igual para todos os candidatos, de 20 (vinte) minutos, sendo que cada candidato disporá de 02 (dois) minutos para iniciar a tarefa determinada pela coordenação/fiscalização, além do tempo destinado à realização da prova. O candidato que não iniciar a tarefa no tempo previsto será considerado reprovado. O tempo será cronometrado pela equipe de coordenação/fiscalização.

9.7. Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Confresa ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da Banca de aplicação, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo, sem risco de danificá-los.

9.8 Os Assistentes de laboratório recolherão os textos utilizados pelos candidatos na digitação e coordenarão a impressão dos trabalhos, colhendo nos textos impressos a assinatura dos respectivos candidatos.

9.8. O candidato, ao terminar a Prova Prática, deverá retirar-se do local de aplicação da prova a fim de não prejudicar o andamento do processo avaliatório, bem como não intervir na avaliação dos demais candidatos.

9.9 Caso o candidato se esqueça ou se negue a assinar o seu texto impresso, conforme determinado no subitem 9.8, será lavrada Ata de Ocorrência relatando o fato e que será encaminhada à Comissão Examinadora do Concurso para decidir sobre a eliminação do candidato.

9.10 Será feita somente uma impressão do trabalho, que ficará de posse da ASECTTA.

9.11 - Em nenhuma hipótese haverá reimpressão dos trabalhos, exceto por motivo ou falha, comprovadamente, de ordem técnica, a ser avaliado pelos Técnicos e Representantes da ASECTTA e da Comissão Organizador, no local.

9.12 - Não será permitida para os candidatos a impressão do texto, cópia manuscrita fotográfica ou em mídia de qualquer natureza.

9.13 - Somente o documento digitado, impresso e devidamente assinado pelo candidato no campo obrigatório no verso da folha será considerado para a correção. Os textos digitados, impressos e assinados pelos candidatos serão acondicionados em envelope que será lacrado e encaminhado para correção.

9.14 Os candidatos somente serão liberados após a conclusão de todo o processo, devendo permanecer no laboratório ainda que tenham terminado a prova prática antes de expirado o prazo de duração.

a) O candidato que finalizar a prova antes do tempo máximo deverá salvar o arquivo, desligar o monitor do equipamento e levantar as mãos, demonstrando que cessou a digitação;

b) Ao término do tempo máximo de prova, o fiscal avisará aos candidatos, que deverão desligar o monitor do equipamento e levantar as mãos, demonstrando que cessaram a digitação, sob pena de eliminação do concurso. Após, na presença do fiscal, o candidato salvará o arquivo.

9.15 Não será permitida comunicação entre os candidatos antes, durante ou após a realização da prova, sobretudo entre aqueles que já concluíram a avaliação e os que ainda se submeterão a ela.

9.16 Ocorrendo algum impedimento por problema de ordem técnica, da conclusão das provas e que venha a configurar prejuízo na realização dos trabalhos que, por via de conseqüência, prejudique a avaliação justa do desempenho dos candidatos, poderá a ASECTTA optar pela reexecução da prova no mesmo dia e local, desde que devidamente identificado e sanado o problema ou falha técnica, devendo tudo constar em Ata de Ocorrência lavrada e assinada por, no mínimo, 3 (três) candidatos dos locais afetados.

9.17 Na hipótese de reexecução das provas, de que trata o subitem anterior, todos os candidatos se obrigarão a ela, desprezando-se o produto dos trabalhos da primeira execução e passando a valer oficialmente o produto dos trabalhos da segunda.

9.18 - A reexecução poderá ocorrer em localidade ou laboratório de informática isolado, permanecendo válidas as provas executadas com sucesso nas demais localidades ou laboratórios de informática, tendo em vista a incomunicabilidade dos candidatos durante o processo.

9.19 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA DE INFORMÁTICA

9.19.1 TOQUES BRUTOS (TB)

Definição: Toques brutos incluem todas as teclas pressionadas pelo candidato, como letras, acentuação, pontuação, recuos, espaçamento, tabulação e tarefas realizadas.

Tarefas Realizadas - Definição: Cada tarefa de formatação ou edição realizada corretamente será contada como 1 toque bruto.

Exemplos de Tarefas:

- Alterar cor do texto

- Criar uma tabela

- Formatar texto (negrito, itálico, sublinhado)

- Aplicar uma fórmula em uma tabela

- Inserir cabeçalhos ou rodapés

- Aplicar espaçamento, recuos ou tabulação

- E outras contempladas na versão word prevista no edital;

Cálculo: Cada toque, incluindo a execução de tarefas específicas, conta como 1 toque bruto.

9.19.2 ERROS (E)

Definição: Cada erro cometido pelo candidato será descontado dos toques brutos. Erros incluem:

- Acentos incorretos ou ausentes

- inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;

- falta de espaço entre palavras e espaço a mais entre palavras ou letras e recuos inadequados;

- falta ou uso indevido de maiúsculas;

- tabulação desigual, falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.

- Tarefas não realizadas ou realizadas incorretamente;

Cálculo: Cada erro detectado será subtraído dos toques brutos. Um erro resulta na perda de 1 toque bruto.

9.19.3 TOQUES LÍQUIDOS (TL)

- Fórmula: Toques Líquidos (TL) = Toques Brutos (TB) - Erros (E)

- Definição: O resultado representa o número de toques corretos após descontar os erros cometidos.

9.19.4 TOQUES LÍQUIDOS POR MINUTO (TL/MIN)

- Fórmula: Toques Líquidos por Minuto (TL/min) = Toques Líquidos (TL) 20minutos

- Definição: Está métrica é usada para avaliar a velocidade e a precisão do candidato ao longo do tempo.

9.20 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora e Administrativa do concurso público.

9.21 O acompanhamento das publicações relativas à prova prática de digitação é de responsabilidade exclusiva do candidato.

9. 22 O candidato deverá estar munido de documento oficial de Identidade com foto.

9.23 O comprovante de inscrição (CI) por si só não será aceito para a identificação do candidato.

No item 12.2

Onde se lê:

“12.2 Após a conclusão da etapa da prova de títulos, será publicado o resultado final, correspondente ao somatório do total de pontos obtidos nas etapas realizadas, incluindo aquelas que contemplem prova prática;”

Leia-se:

12.2 Após a conclusão da etapa da prova prática, será publicado o resultado final, correspondente ao somatório do total de pontos obtidos na prova objetiva e na prova prática realizadas;

Confresa, 19 de agosto de 2024.

Carlos Roberto Ribeiro Filho

Procurador Legislativo

Presidente da Comissão (port. 053/2024).