Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 9 de Janeiro de 2024.

CONCURSO PÚBLICO - 001/2023 - PUBLICA CONSULTA AOS GABARITOS DE DESPOSTA

EDITAL DE ABERTURA Nº 001/2023, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2023

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA RICA/MT

PUBLICA CONSULTA AOS GABARITOS DE DESPOSTA E ABRE PRAZO PARA RECURSOS

A PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA RICA/MT, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo art. 37, inc. II da Constituição da República Federativa do Brasil, bem como, com base na legislação municipal vigente, notadamente a Lei Orgânica Municipal e as Leis Municipais: 747/08, 748/08, 749/08 e 750/08 e suas alterações, por meio da Comissão Fiscalizadora instituída pela Portaria nº 279/2023, torna pública a CONSULTA AOS GABARITOS DE DESPOSTA E ABERTUA DE PRAZO PARA RECURSOS do Concurso Público nº 002/2023 da Prefeitura Municipal de Vila Rica/MT para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, mediante normas e condições estabelecidas no edital de abertura.

Fica disponível o link para consultas dos Gabaritos de resposta abaixo:

https://idcap.org.br/painel/provas/objetiva/html/2... .

as consultas podem ser feitas por meio do acesso a área do candidato no endereço www.dcap.org.br.

Fica aberto o prazo de 01(um) dia para impetração de recursos conforme cronograma divulgado no edital nº 001/2023

Vila Rica/MT, 08 de Janeiro de 2024.

ABMAEL BORGES DA SILVEIRA

Prefeito Municipal

PADRÃO DE RESPOSTAS DA PROVA DE REDAÇÃO – DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Cargo: Professor Pedagogia, Professor Educação Física e Professor Inglês TEMA: “Inclusão e Desafios no Atendimento Educacional Especializado”.

Espera-se do candidato o desenvolvimento de um texto de acordo com o tipo textual exigido pela banca: dissertativo- argumentativo, em 3ª pessoa, apresentando indícios que o classifiquem como tal quais sejam: alusões, exemplificações, análises, interpretações de dados, abordagem de repertório variado, defesa do seu ponto de vista, a partir de ideias dentro da temática solicitada. Para tal, foram disponibilizados textos motivadores acerca do tema.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes:

- Introdução: apresentação do tema proposto de forma direta ou através de uma contextualização sequenciado de até duas teses. Contextualização: Apresentar brevemente o cenário atual da inclusão no ambiente educacional, referenciando dados dos textos norteadores. Apresentação do Tema: Declarar o foco da redação, que é discutir a "Inclusão e Desafios no Atendimento Educacional Especializado". Tese: Expor a afirmação central que será defendida ao longo do texto, por exemplo, a necessidade de melhorar as políticas de inclusão e práticas pedagógicas. Objetivo da Redação: Indicar o que será demonstrado através dos argumentos, ou seja, como os desafios podem ser superados ou quais as consequências de não se enfrentar esses desafios de forma efetiva. - Desenvolvimento: Argumento 1: Discutir a importância do atendimento educacional especializado, usando dados do Texto I e expandindo sobre a realidade versus a política proposta. Argumento 2: Explorar as experiências e dificuldades específicas no ensino de alunos surdos, conforme descrito no Texto II, e a necessidade de metodologias de ensino diferenciadas. Evidência e Exemplificação: Apresentar exemplos concretos, estudos de caso ou pesquisas que ilustrem os argumentos e reforcem a tese. Refutação: Antecipar possíveis contra-argumentos e refutá-los, mostrando a viabilidade e a necessidade das mudanças propostas. Conexão entre Argumentos: Estabelecer uma ligação clara entre os pontos discutidos, evidenciando como eles se inter-relacionam e contribuem para a análise crítica. - Conclusão: Síntese: Recapitular os argumentos principais, reafirmando como eles apoiam a tese. Reafirmação da Tese: Reforçar a posição inicial tomada na introdução, destacando sua importância e relevância. Proposição de Soluções: Sugerir medidas práticas ou recomendações que poderiam enfrentar os desafios identificados. Visão Futurista: Projetar as implicações de tais mudanças para o futuro da educação inclusiva. Fechamento: Encerrar com uma reflexão impactante ou uma citação que ressalte a importância da inclusão educacional plena e eficaz.

***

Vale lembrar que, ao candidato(a), é vedado o desrespeito aos direitos humanos, discriminação ou preconceito de qualquer natureza, portanto não pode apresentar uma redação com abordagem impositiva ou com abordagem abusiva, desconfortável e que não valorize os princípios de comunicação não violenta, convivência harmônica em que impere a justiça para todos indiscriminadamente.

De acordo com a linguista brasileira e professora da UNICAMP Ingedore Villaça Kock, entende-se por texto: “...conceito de texto como unidade sócio-comunicativa, que ganha existência dentro de um processo interacional, é comum a textos escritos e falados. Reconhece-se, hoje em dia, que todo texto é resultado de uma co-produção entre interlocutores.”

Nesta perspectiva, espera-se que o candidato demonstre a competência e a habilidade de produzir um texto coerente e coeso, na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sem desvios do tema proposto ou com apresentação mal elaborada de argumentos relacionados ao tema. Portanto, o candidato deve elaborar sua dissertação, sobre o tema proposto, no âmbito dos eixos temáticos apresentados em textos motivadores.