Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 31 de Maio de 2024.

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2024 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVA DISSERTATIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHANGA

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2024

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVA DISSERTATIVA

A Prefeitura Municipal de Itanhangá, estado de Msto Grosso, por intermédio do prefeito municipal, no uso de suas atribuições que são conferidas pela legislação em vigor, com responsabilidade técnica do INEPAM, DIVULGA o gabarito das provas dissertativas realizadas em 12/05/2024.

E, para que chegue ao conhecimento de todos, é expedido o presente Edital

Itanhanga, 29 de maio de 2024.

Edu Laudi Pascoski

Prefeito Municipal

ASSISTENTE SOCIAL:

Questão 1 - A Lei no 10.741/2003, que instituiu o Estatuto do Idoso com o propósito de regular todos os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos dispõe sobre como a família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público devem atuar para garantir ao idoso os efetivos direitos. Discorra sobre os direitos atribuídos a essa Lei explicando pelo menos 3 delas.

RESPOSTA:

Espera-se que o candidato (a) demonstre conhecimento sobre a Lei nº 10.741/2003, que assegura os direitos da pessoa idosa que são:

Direito à vida: O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.

Saúde: A pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Alimentação: Os alimentos serão prestados à pessoa idosa na forma da lei civil; A obrigação alimentar é solidária, podendo a pessoa idosa optar entre os prestadores.

Educação, à cultura, ao esporte, ao lazer: A pessoa idosa tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

Trabalho: A pessoa idosa tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.

Cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito: É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

Questão 2 - De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, organizados por níveis de complexidade do SUAS, discurse sobre os programas de Proteção Social Básica explicando cada uma delas.

RESPOSTA:

Espera-se que o candidato (a) demonstre conhecimento sobre os serviços oferecido pela

Proteção Básica:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas; O Serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários.

ASSISTENTE SOCIAL (EDUCAÇÃO):

Questão 1 - Do Capítulo IV Do Direito à Educação, no Art. 53 do ECA narra que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Cite os direitos assegurado a criança ou adolescente nesse capitulo do ECA supracitado acima.

RESPOSTA:

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Direito de ser respeitado por seus educadores;

Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Direito de organização e participação em entidades estudantis;

Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

Questão 2- Cite descrevendo as expressões das questões sociais que podem ser encontradas no ambiente escolar.

RESPOSTA :

Falta de informação sobre políticas e direito; Violência intrafamiliar/doméstica;

Precariedade/falta de acesso a políticas e direitos; Distorção idade–série;

Trabalho infantil e preconceito religioso; Preconceito de orientação sexual;

Dificuldade/restrição de participação política e em instâncias de controle social, analfabetismo funcional;

Preconceito étnico-racial; Questões relacionadas a “bullying”;

Inadimplência de mensalidades e de lanches, no caso das instituições particulares; Mudança de emprego de familiares;

Dificuldade de mobilização por parte dos estudantes; Deficiências e déficits cognitivos;

Desmotivação para o estudo; Baixo rendimento acadêmico; Negligência, descaso;

Falta de cuidado e humanização; Assédio moral;

Falta de recurso financeiro e sua melhor organização.

AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS:

Questão 1) A lei complementar 123/2006 definiu tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regime especial ou simplificado no caso de alguns impostos e contribuições sociais previstas na Constituição Federal, denominado de Simples Nacional. Sobre esse tema responda os seguintes tópicos: O recolhimento mensal ao Simples Nacional engloba o pagamento de diversos tributos, cite pelo menos 3 exemplos.

Em quais situações uma empresa poderá ter os benefícios do tratamento diferenciado, por exemplo, em licitações públicas, mas não poderá efetuar o recolhimento unificado de tributos? Cite pelo menos 2 exemplos.

Resposta:

O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições: IRPJ; IPI; CSLL; COFINS; Contribuição para o PIS/Pasep; Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique às atividades de prestação de serviços referidas no § 5º-C do art. 18 desta Lei Complementar; ICMS; ISS.

Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte: que explore atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, gerenciamento de ativos (asset management) ou compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring) ou que execute operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive sob a forma de empresa simples de crédito; que tenha sócio domiciliado no exterior; de cujo capital participe entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; - que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social

- INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa; que preste serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, exceto quando na modalidade fluvial ou quando possuir características de transporte urbano ou metropolitano ou realizar-se sob fretamento contínuo em área metropolitana para o transporte de estudantes ou trabalhadores; que seja geradora, transmissora, distribuidora ou comercializadora de energia elétrica; que exerça atividade de importação ou fabricação de automóveis e motocicletas; que exerça atividade de importação de combustíveis; que exerça atividade de produção ou venda no atacado de cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes.

Questão 2) a partir da soberania do governo surge o poder de tributar do Estado, este existe para a consecução do bem comum, para isso ele é dotado de poderes que o colocam em condições de superioridade em relação aos contribuintes. Assim, os entes federados receberam competência tributária que é o poder constitucional para instituir tributos (por exemplo: impostos, taxas, contribuições de melhorias), todavia o poder de tributar não é ilimitado, pois se o fosse, a vontade arrecadatória estatal poderia prejudicar a vida financeira dos cidadãos, assim surge os princípios tributários que garantem segurança jurídica aos contribuintes. Sobre esse tema responda os seguintes tópicos:

Qual o conceito e importância dos princípios da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal?

Cite pelo menos 2 exceções para cada um dos princípios (anterioridade anual e nonagesimal). Os empréstimos compulsórios no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional devem obedecer ao princípio da anterioridade?

Resposta:

O princípio da anterioridade, também chamado de princípio da não surpresa, tem origem em outro princípio, atualmente não mais em vigor, o princípio da anualidade, que condicionava a cobrança de um tributo à prévia autorização orçamentária, a Constituição Federal de 1988 não previu o princípio da anualidade, mas trouxe os princípios da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal, tendo como fundamento o princípio da segurança jurídica.

De acordo com o art. 150 da Constituição Federal de 1988 é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos:

Anterioridade anual: no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Exceções: II, IE, IPI, IOF, Empréstimos Compulsórios (somente para guerra e calamidade), ICMS-Combustíveis, CIDE-Combustíveis, Impostos Extraordinários de Guerra, Contribuições para Financiamento da Seguridade Social.

Anterioridade nonagesimal: antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Exceções: II, IE, IR, IOF, Empréstimos Compulsórios (somente para guerra e calamidade), Base de Cálculo do IPTU, Base de Cálculo do IPVA, Impostos Extraordinários de Guerra.

Segundo a Constituição Federal de 1988 os empréstimos compulsórios no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional devem obedecer tanto ao princípio da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal.

AUDITOR FISCAL DE OBRAS E POSTURA

Questão 1 - Loteadora IMT LTDA anunciou a venda, no município, de lotes de terreno urbano com área total de 95 m², sendo 4,5 metros de frente (largura). Não se destina, ademais, o loteamento à urbanização específica nem à edificação de conjuntos habitacionais de interesse social. Está instalado ao longo da faixa de domínio de ferrovia que corta o Município e observa a reserva de uma faixa não edificável de 10 (dez) metros de cada lado. Ante isto pergunta-se:

a) A oferta realizada pela empreendedora, à luz da legislação federal específica que disciplina o parcelamento do solo urbano é lícita quanto as medidas apresentadas? Justifique sua resposta. b) A reserva de faixa não edificável ao longo de ferrovias está adequada à legislação federal? Justifique sua resposta. Resposta: a) Não. A oferta realizada pela loteadora IMT Ltda não se amolda às determinações legais. A legislação federal que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano traz como limites mínimos dos lotes a área mínima de 125m² e a largura mínima de 5 metros , razão pela qual a oferta não é lícita. b) A reserva de faixa não edificável ao longo da ferrovia está incorreta. A legislação federal determina que, nestes casos, a reserva mínima deve ser de 15 (quinze) metros de cada lado.

Questão 2 - Conceitue desapropriação. Em sua resposta aponte a natureza jurídica do instituto e os requisitos constitucionais para sua realização. Por fim, conceitue a retrocessão, indicando a hipótese de sua ocorrência.

Resposta:

A desapropriação é uma das formas de intervenção estatal na propriedade – natureza jurídica que se caracteriza pela transferência compulsória da propriedade particular (ou pública) para o poder público. São requisitos constitucionais da desapropriação a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social, além da prévia e justa indenização em dinheiro. Por fim, a retrocessão é a obrigação que se impõe ao expropriante de oferecer o bem expropriado, mediante a devolução do valor da indenização, quando não lhe der o destino declarado no ato expropriatório.

CONTADOR:

Questão 1) O modelo de planejamento e orçamento brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988, sendo composto por três instrumentos: o plano plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A esse respeito responda os seguintes tópicos:

Qual o conceito e importância de cada uma das peças de planejamento citadas? Qual o conceito do princípio da exclusividade?

O princípio da exclusividade possui alguma exceção, se sim qual?

Resposta:

O plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública das três esferas de governo para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Representa o planejamento de médio prazo, com duração de 4 anos iniciando no segundo ano de mandato do chefe do poder executivo.

A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

A Lei Orçamentária Anual conterá a discriminação da receita prevista e da despesa fixada, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade.

A lei orçamentária anual não conterá à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Questão 2) de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 07 Ativo imobilizado, aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade responda os seguintes tópicos:

Qual o conceito de Ativo Imobilizado?

O custo de um item do imobilizado deve ser reconhecido como ativo se? Cite 3 exemplos de custos diretamente atribuíveis ao ativo imobilizado.

Resposta:

Ativo Imobilizado é o item tangível que: É mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para aluguel a terceiros, ou para fins administrativos; e se espera utilizar por mais de um período contábil.

O custo de um item do imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade e o custo ou valor justo do item puder ser mensurado confiavelmente. Exemplos de custos diretamente atribuíveis: custos de benefícios a empregados decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado; custos de preparação do local; custos de frete e de manuseio (para recebimento e instalação); custos de instalação e montagem; custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das vendas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se

coloca o ativo nesse local e condição (tais como amostras produzidas quando se testa o equipamento); e honorários profissionais.

ENGENHEIRO CIVIL:

Questão 01)

a)

b) 5 + 21 + 24 + 7 + 1 + 2 = 60 semanas 60 semanas / 4 semanas = 15 meses c) LE | AL | PI | II | IM | MS d) Não, pois o atraso mencionado em AL (3) e PM (6) são inferiores as folgas disponíveis nas respectivas tarefas. Questão 02) a) (9,00 x R$44,44) + (0,43 x R$40,50) + (0,06 x R$112,53) + (2,15 x R$102,40) + (10,61 x R$6,56) + (0,26 x R$279,29) + (0,26 x R$113,84) = R$ 816,10 b) R$ 816,10 x 1,2650 = R$ 1.032,37 c) (9,00 x R$44,44) + (2,15 x R$102,40) + (10,61 x R$6,56) + (0,26 x R$279,29) + (0,26 x R$113,84) = R$791,94

R$ 791,94 x 1,2650 = R$ 1.001,80

(0,43 x R$40,50) + (0,06 x R$112,53) = R$ 24,17 R$ 24,17 * 1,15 = R$ 27,80

Portanto, R$ 1.001,80 + R$ 24,17 = R$1.029,60

ENFERMEIRO:

Questão 1) As feridas são consequências de uma agressão por uma agente ao tecido vivo. As feridas podem ser classificadas quanto à causa, ao conteúdo microbiano, ao tempo de cicatrização, ao grau de abertura e ao tempo de duração. Descreva como as feridas podem ser quanto ao conteúdo microbiano:

- Limpas: feridas em condições assépticas, sem micro-organismos; Limpas contaminadas: feridas com tempo inferior a 6 horas entre o trauma e o atendimento, sem contaminação significativa ; Contaminadas: feridas ocorridas com tempo maior que 6 horas entre o trauma e o atendimento, sem sinal de infecção ; Infectadas: feridas com presença de agente infeccioso no local e com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos, podendo conter exsudato purulento .

Questão 2) Defina epidemiologia:

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

FISIOTERAPEUTA:

Questão 1) A força muscular é o evento fisiológico no qual a energia química de substâncias present4es na circulação e fibras musculares é convertida em energia mecânica pelos músculos. A contração muscular pode ocorrer de modo variado, de acordo com a velocidade angular a articulações envolvidas e as cargas impostas ao sistema locomotor. A avaliação da força e potência muscular é importante para mensurar o desempenho físico e humano, o conhecimento preciso do nível de força muscular de um indivíduo é importante tanto para avaliação da capacidade funcional ocupacional, como para uma apropriada prescrição de exercícios físicos e de reabilitação. A dificuldade de mensuração de força muscular de maneira objetiva é uma questão constante entre os profissionais da reabilitação. Cite quais são as contrações musculares e defina cada uma delas:

Contrações isométricas são contrações nas quais o tamanho do músculo se mantém constante.

A contração isotônica ou também conhecida como contração dinâmica, é aquela que acontece quando há uma desigualdade de forças entre a potência muscular e a resistência provocando, assim, o deslocamento do segmento.

A contração isocinética é aquela em que a tensão desenvolvida pelo músculo é máxima em todos os ângulos articulares durante toda a amplitude de movimento porque ela é realizada em uma velocidade constante. A velocidade é controlada e a resistência é variada ao longo do arco de movimento.

Questão 2) A Respiração Fisiológica consiste na realização de inspirações e expirações ritmadas e harmônicas, o que representa a Normopneia. De forma que mantemos uma frequência respiratória regular e promovemos a ventilação pulmonar. No entanto, alguns distúrbios que acometem o sistema respiratório podem acabar por alterar as características fisiológicas da respiração e promover a instalação de alterações do ritmo respiratório que fogem do padrão normal. São alterações do Ritmo Respiratório: Ritmo de Cheyne-Stokes, Kussmaul, Taquipneia, Bradipneia, Ritmo de Biot, Hiperpneia, Dispneia Suspirosa, Apneia, Ritmo de Catani. Descreva sobre o ritmo de Biot, patologias associadas e tipos de apresentação.

A respiração de Biot também conhecida como respiração atáxica, associada a uma lesão medular e pode ser um sinal de alerta de compressão do tronco cerebral, é um padrão respiratório em pacientes com doença neurológica aguda . Pode ser contrastado com Cheyne– Respiração de Stokes . Esse padrão pode ser um fenômeno raro ou simplesmente não notado

. Esse padrão de respiração apresenta-se com duas fases, sendo os períodos de apneia se alternam irregularmente com séries de respirações de igual profundidade que terminam abruptamente, e é associada à meningite .

FONOAUDIÓLOGO:

Questão 1) Descreva a definição de afasia, os déficits de linguagem e cite quais são os tipos de afasia:

A afasia é uma perturbação adquirida, seletiva, das modalidades e funções linguísticas, causada por uma lesão cerebral focal no hemisfério dominante para a linguagem, que afeta o funcionamento comunicativo e social da pessoa, a sua qualidade de vida e a qualidade de vida dos seus familiares e cuidadores .

Os défices de linguagem apresentados pela pessoa com afasia poderão estar presentes em todos os componentes linguísticos (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática), em todas as modalidades (fala, leitura, escrita, gestos) e modos (expressão e compreensão) . Afasias fluentes e afasias não fluentes.

Questão 2) A classificação do tipo de perda auditiva leva em consideração a comparação dos limiares entre a via aérea e a via óssea de cada orelha. Portanto, é imprescindível realizar a pesquisa dos limiares tonais por via aérea e via óssea. Sem a comparação dos limiares aéreos e ósseos não é possível a determinação do tipo de perda auditiva. Algumas classificações são reconhecidas cientificamente e recomendadas por especialistas, portanto a classificação sugerido por Silman e Silverman (1997) apresenta o tipo e as características da perda auditiva. Cite quais são os tipos de perda auditiva segundo a classificação sugerido por Silman e Silverman (1997) e suas características.

- perda auditiva condutiva - Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dBNA e limiares de via aérea maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB. - perda auditiva neurossensorial ou sensório neural - Limiares de via óssea maiores do que 15 dBNA e limiares de via aérea maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo-ósseo de até 10 dB. - perda auditiva mista - Limiares de via óssea maiores do que 15 dBNA e limiares de via aérea maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo -ósseo maior ou igual a 15 dB. MÉDICO VETERINÁRIO:

Questão 1 ) Descreva sobre a Brucelose, como: agente etiológico, formas de transmissão ao ser humano, principais sinais e sintomas nos animais

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella sp..

Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia (cães).

Os principais sinais e sintomas nos animais são, inflamação das articulações; inflamação nos testículos (machos); aborto recorrente, retenção de placenta e corrimento vaginal (fêmeas).

Questão 2) Descreva sobre os aspectos clínicos da febre maculosa, agente etiológico e principais sintomas:

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade . A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato .

Os principais sintomas da Febre Maculosa são: Febre alta e súbita; Cefaleia; Hiperemia conjuntival; Dor muscular e articular; Mal-estar; Dores abdominais; Vômito; Diarreia; Exantema.

NUTRICIONISTA DA EDUCAÇÃO:

Questão 1) Os macronutrientes são os nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades e que são amplamente encontrados nos alimentos. São especificamente os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Descreva sobre os carboidratos, função, consequência de sua ausência, tipos e onde são encontrados:

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo . A ingestão de carboidratos evita que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia. Quando isso ocorre, há comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos, que são as funções importantes das proteínas .

Os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os simples são moléculas menores de carboidratos e estão presentes em alimentos como o açúcar e o mel. Podem também ser resultados da digestão dos carboidratos complexos. Os carboidratos complexos são moléculas maiores, que levam mais tempo para serem absorvidas, já que, antes disso, precisam ser transformadas em carboidratos simples. Estão presentes nos pães, arroz, milho e massas .

Questão 2) Descreva as funções das vitamina A, vitamina D e vitamina E, e suas fontes: Vitamina A: é responsável pela adaptação da visão ao escuro; protege a pele e mucosas; e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores . Gordura do leite, fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados como brócolis, couve, cenoura e abóbora.

Vitamina D: controla a absorção do cálcio e do fósforo; regula a formação e a reconstituição dos ossos e dentes . Fígado, gema de ovo, leite enriquecido . A pessoa deve ficar exposta aos raios solares para que haja produção de vitamina no organismo .

Vitamina E: contribui para o bom estado dos tecidos; auxilia na digestão das gorduras; e atua com antioxidante . Óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite, nozes .

NUTRICIONISTA DA SAÚDE:

Questão 1) Os alimentos são todas substâncias ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido ou pastoso ou de qualquer outra forma adequada, destinadas a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento. Em todas as fases de seu processamento, os alimentos estão suscetíveis a processos deteriorantes e de contaminação, causadas principalmente por microrganismos, enzimas e reações do oxigênio com o ar, modificando suas estruturas primárias. Conservação é a arte que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável. A conservação de alimentos envolve três características. Descreva sobre o método de conservação por congelamento.

O congelamento consiste na diminuição do nível da temperatura para valores de -40º C a - 10ºC , e para que haja um perfeito congelamento, é recomendado que 80% da água livre seja transformada em gelo , havendo assim uma redução ou estabilização da atividade metabólica dos microrganismos. Uma vez que ocorridas as condições favoráveis novamente, os mesmos passam a ter atividade metabólica normal .

Questão 2) A utilização do calor na conservação de alimentos tem como fundamento os efeitos destrutivos das altas temperaturas sobre os microrganismos. O calor desnatura as proteínas e inativa as enzimas necessárias ao metabolismo microbiano, destruindo desta forma parte ou todos os microrganismos. Entretanto, o calor não possui efeito residual, isto é, depois de terminada a sua ação, pode ocorrer a “recontaminação” do produto. Dentre os métodos de conservação pelo uso do calor descreva sobre a pasteurização.

Tem como objetivo principal a destruição de microrganismos patogênicos associados ao alimento em questão. É considerado também um tratamento térmico que eleva a temperatura a mais de 100°C e posteriormente resfria-o . Como os microrganismos patogênicos não resistem a altas temperaturas, é um método eficaz para segurança alimentar e preservação de características naturais dos alimentos ; o processo atua também inativando enzimas e destruindo bactérias vegetativas, bolores e leveduras sem modificar significativamente o valor nutritivo e as características sensoriais do alimento submetido a esse tratamento. Além disso, é capaz de prolongar a vida de prateleira dos alimentos, em função da redução das taxas de alterações microbiológicas e enzimáticas .

ODONTÓLOGO:

Questão 1) Os alimentos são todas substâncias ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido ou pastoso ou de qualquer outra forma adequada, destinadas a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento. Em todas as fases de seu processamento, os alimentos estão suscetíveis a processos deteriorantes e de contaminação, causadas principalmente por microrganismos, enzimas e reações do oxigênio com o ar, modificando suas estruturas primárias. Conservação é a arte que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável. A conservação de alimentos envolve três características. Descreva sobre o método de conservação por congelamento.

- O congelamento consiste na diminuição do nível da temperatura para valores de -40º C a - 10ºC , e para que haja um perfeito congelamento, é recomendado que 80% da água livre seja transformada em gelo , havendo assim uma redução ou estabilização da atividade metabólica dos microrganismos. Uma vez que ocorridas as condições favoráveis novamente, os mesmos passam a ter atividade metabólica normal .

Questão 2) A utilização do calor na conservação de alimentos tem como fundamento os efeitos destrutivos das altas temperaturas sobre os microrganismos. O calor desnatura as proteínas e inativa as enzimas necessárias ao metabolismo microbiano, destruindo desta forma parte ou todos os microrganismos. Entretanto, o calor não possui efeito residual, isto é, depois de terminada a sua ação, pode ocorrer a “recontaminação” do produto. Dentre os métodos de conservação pelo uso do calor descreva sobre a pasteurização.

- Tem como objetivo principal a destruição de microrganismos patogênicos associados ao alimento em questão . É considerado também um tratamento térmico que eleva a temperatura a mais de 100°C e posteriormente resfria-o . Como os microrganismos patogênicos não resistem a altas temperaturas, é um método eficaz para segurança alimentar e preservação de características naturais dos alimentos ; o processo atua também inativando enzimas e destruindo bactérias vegetativas, bolores e leveduras sem modificar significativamente o valor nutritivo e as características sensoriais do alimento submetido a esse tratamento. Além disso, é capaz de prolongar a vida de prateleira dos alimentos, em função da redução das taxas de alterações microbiológicas e enzimáticas . PSICÓLOGO EDUCAÇÃO:

Questão 1) Teoria dos estágios cognitivos de Piaget segundo a qual o desenvolvimento cognitivo da criança avança em uma série de quatro estágios que envolvem tipos qualitativamente distintos de operações mentais. Cite os estágios cognitivos e aponte as principais características de cada uma.

Estágio sensório-motor (0 a 2 anos) é o primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo, durante o qual as crianças aprendem por meio de sentidos e da atividade motora. A inteligência e prática.

Estágio pré-operatório (2 a 7 anos) é o segundo estágio, no qual ocorre o surgimento da linguagem, desenvolvimento do egocentrismo (pensamento egocêntrico) e da imaginação.

Estágio operatório-concreto (7 a 11 anos), durante o qual as crianças desenvolvem pensamento lógico, mas não abstrato, caracterizado pela fase de tentativa e erro.

Estágio operatório-formal (11 anos em diante) é o último estágio, onde o pensamento lógico atinge seu ápice, caracterizado pela capacidade de pensar em termos abstratos (hipotético- dedutivo).

Questão 2) A Terapia Cognitivo-Comportamental segundo Judith S. Beck, tem sido adaptada a uma variedade de culturas e idades, desde crianças até adultos de idade avançada. É usada atualmente em hospitais, clínicas e escolas. É utilizada nos formatos de grupo, casal e família. Embora a Terapia Cognitivo - Comportamental deva adequar a cada indivíduo, existem determinados princípios do tratamento que se aplicam à maioria dos indivíduos. Descreva os princípios básicos do tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Os planos de tratamento na TCC estão baseados em uma conceitualização cognitiva em desenvolvimento contínuo.

A TCC requer uma aliança terapêutica sólida.

A TCC monitora continuamente o progresso do cliente.

A TCC é culturalmente adaptada e adapta o tratamento ao indivíduo. A TCC enfatiza o positivo.

A TCC enfatiza a colaboração e a participação ativa.

A TCC é aspiracional, baseada em valores e orientada para os objetivos. A TCC inicialmente enfatiza o presente.

A TCC é educativa.

A TCC é atenta ao tempo de tratamento. As sessões de TCC são estruturadas.

A TCC utiliza a descoberta guiada e ensina os clientes a responderem às suas cognições disfuncionais.

A TCC inclui Planos de Ação (tarefa de casa da terapia).

A TCC utiliza uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento.

PSICÓLOGO:

Questão 1) Modelo estrutural da personalidade desenvolvido por Sigmund Freud, também conhecida como segunda tópica. Cite as estruturas do modelo teórico e apresente as características de cada uma.

O id é a primeira instância formada e considerada o polo pulsional e instintivo da personalidade, sendo regida pelo princípio do prazer.

O ego é a segunda instância formada no aparelho psíquico e se encontra em uma relação de dependência entre as reivindicações do id, os imperativos do superego e a realidade; o princípio que rege o ego é e de realidade. No ego encontramos os mecanismos de defesa. Apresenta atividade sobretudo consciente.

O superego é o sistema moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego é o terceiro e último sistema formado no aparelho psíquico. É caracterizado pelo princípio do dever.

Questão 2) A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson abrange oito estágios ao longo do ciclo de vida. Cada estágio psicossocial envolve aquilo que Erikson chamou de crise na personalidade. Esses problemas devem ser satisfatoriamente resolvidos para o desenvolvimento de um ego saudável. Descreva os estágios psicossociais desenvolvido por Erik Erikson.

Confiança básica versus desconfiança Autonomia versus vergonha e dúvida Iniciativa versus culpa

Produtividade versus inferioridade Identidade versus confusão de identidade Intimidade versus isolamento Generatividade versus estagnação Integridade versus desespero

PROFESSOR LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

QUESTÃO 1:

Em oposição às vertentes tecnicista, esportivista e higienista, foram criados novos movimentos da Educação Física escolar, principalmente a partir da década de 70, quando a Educação Física passou por um momento de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência (DARIDO, 2003; TAVARES, 2010). Atualmente, coexistem várias concepções na área da Educação Física, todos elas com o comum objetivo de romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa recente (DARIDO, 2003). Sendo assim, descreva a Abordagem Desenvolvimentista, citando seu público-alvo, seus conceitos, o que a Educação Física proporciona a partir desta concepção, quais são seus objetivos, entre outras informações que considerar pertinente:

A Abordagem Desenvolvimentista é dirigida às crianças de 04 a 14 anos de idade. A habilidade motora é um dos conceitos mais importantes, pois todos os seres humanos se adaptam aos problemas diários encontrando soluções motoras. Ou seja, as crianças devem aprender a se movimentar para adaptar-se aos desafios motores e às demandas do cotidiano (DARIDO, 2003; TAVARES, 2010). A partir da Abordagem Desenvolvimentista, a Educação Física proporciona às crianças as condições para que o comportamento motor delas seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade motora (DARIDO, 2003). A ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física sustenta um de seus objetivos, assim, quanto mais a Educação Física oferece experiências do movimento, de acordo com o nível de crescimento e desenvolvimento da criança, mais as habilidades motoras são alcanças (DARIDO, 2003; TAVARES, 2010). Além disso, mesmo que em uma aula de Educação Física, baseada na Abordagem Desenvolvimentista, o foco seja na aprendizagem do movimento, ocorrem outras aprendizagens em decorrência das práticas das habilidades motoras (DARIDO, 2003).

QUESTÃO 2:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é vista como um componente curricular que “tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história” (BRASIL, 2017, p. 213). É importante que todos os estudantes vivenciem essas práticas, gerando conhecimentos particulares e insubstituíveis. Por isso, a BNCC distribui as práticas corporais em seis unidades temáticas, que são abordadas ao longo do Ensino Fundamental (BRASIL, 2017). Desta forma, descreva a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura”, citando as práticas que a compõe e como podem ser adaptadas na Educação Física escolar:

A unidade temática Práticas Corporais de Aventura explora práticas centradas nas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador, provocando vertigem (adrenalina/ emoção) (BRASIL, 2017). Na BNCC (BRASIL, 2017), optou-se por diferenciar as Práticas Corporais de Aventura com base no ambiente de que necessitam para serem realizadas: práticas de aventura na natureza e práticas de

aventura urbanas. A primeira explora as incertezas que o ambiente físico cria, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo, etc., enquanto a segunda, explora a “paisagem de cimento”, como na prática de parkour, skate, patins, bike, etc. (BRASIL, 2017). Essas práticas ajudam a desenvolver muitas habilidades cognitivas, motoras e emocionais, contudo, ao apresentá-las na escola o professor não deve incentivar a melhor performance, mas sim, vivenciar e conhecer as novas práticas. Além disso, o professor de Educação Física precisa se atentar às realidades, aos interesses e necessidades da escola e dos estudantes, propondo o manuseio de equipamentos como skates e patins; técnicas simples de parkour como transposições, saltos e aterrisagens leves; técnicas de escala na horizontal, corridas/ pega-pega com grandes obstáculos; etc.

PROFESSOR LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/INGLÊS QUESTÃO 1:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao aprender a língua inglesa, o estudante

vivencia novas formas de engajamento e participação “em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias” (BRASIL, 2017, p. 241). Por isso, buscando romper com aspectos relativos à “correção”, “precisão” e “proficiência” linguística, a BNCC apresenta eixos organizadores para o componente Língua Inglesa. Pensando nisso, descreva o eixo “Dimensão Intercultural”, citando sua proposta e abordagem: A proposta do eixo Dimensão Intercultural surgiu da compreensão de que as culturas estão em contínuo processo de interação e construção (BRASIL, 2017). Assim, diferentes pessoas interagem diariamente, com interesses, agendas e repertórios linguísticos e culturais diversos, constituindo identidades plurais (BRASIL, 2017). Nesse cenário, aprender inglês implica problematizar os diferentes papéis da própria língua inglesa no mundo, como seus valores, seu alcance e seus efeitos nas relações entre diferentes pessoas e povos, tanto na sociedade contemporânea quanto em uma perspectiva histórica (BRASIL, 2017). Ou seja, na abordagem desse eixo, a Língua Inglesa impõe desafios e novas prioridades para o ensino, se concentrando nas relações entre língua, identidade e cultura, e no desenvolvimento da competência intercultural (BRASIL, 2017).

QUESTÃO 2:

Segundo Megale (2005), o conceito de bilinguismo é complexo e pode envolver várias dimensões ao se definir. Além disso, Harmers e Blanc (2000 apud MEGALE, 2005), ressaltam que o bilinguismo é um fenômeno multidimensional e deve ser investigado como tal, sendo importante analisar determinadas dimensões ao defini-lo. De acordo com uma dessas dimensões, a competência relativa, existem dois tipos de bilinguismo: o balanceado e o dominante (HARMERS; BLANC, 2000 apud MEGALE, 2005). Portanto, descreva as definições de bilinguismo balanceado e bilinguismo dominante, apresentadas pelos autores: Bilinguismo balanceado é quando um indivíduo possui competência linguística equivalente

em duas línguas, o que não significa possuir alto grau de competência linguística, mas sim que o indivíduo atingiu um grau de competência equivalente em ambas as línguas, não importando qual seja este grau. Já o bilinguismo dominante, trata-se de um indivíduo que possui competência linguística maior em uma das duas línguas, geralmente na língua nativa.

PROFESSOR LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA QUESTÃO 1:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volume 1 (BRASIL, 1998, p. 27), “no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando”. Assim, descreva qual a importância da brincadeira na Educação Infantil:

É importante que dentro das instituições de Educação Infantil, haja uma farta e variável oferta de experiências voltadas para as brincadeiras e aprendizagens, para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar (BRASIL, 1998). A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém o vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”, além de ser uma ação que ocorre no plano da imaginação, proporcionando o domínio da linguagem simbólica (BRASIL, 1998). Ou seja, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade e atribuir-lhes novos significados por meio da articulação entre a imaginação e a imitação. Assim, todas as brincadeiras são imitações transformadas, através das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada (BRASIL, 1998).

QUESTÃO 2:

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a organização curricular da Educação Infantil está estruturada em campos de experiências, definindo os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (BRASIL, 2017). Esses “campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 40). Dito isto, descreva as experiências do campo “O eu, o outro e o nós” e como o professor pode incentivá-las na Educação Infantil:

O campo de experiências “O eu, o outro e o nós”, dispõe sobre como as crianças constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar, a partir da interação com os seus pares e com os adultos, descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista (BRASIL, 2017). Isso significa que conforme vivem suas primeiras experiências sociais, as crianças vão construindo percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, se identificando como seres individuais e sociais, além de desenvolver autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio (BRASIL, 2017). Ou seja, é fundamental que na Educação Infantil o professor crie oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, pois a partir dessas experiências, elas irão ampliar o modo de perceber a si mesmas e aos outros, valorizar sua identidade, respeitar os demais e reconhecer as diferenças que constituem os seres humanos (BRASIL,

2017).