Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 30 de Setembro de 2024.

Artigo TABUADA: COMPETINDO EU APRENDO

ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO TAVARES DA SILVA Localização: Rua: Deputado Murilo Domingos, Bairro: Vila Alta

Município: Santo Afonso – MT

CEP: 78.425-000

Telefone: 65 99938-3018

E-mail: escolamunicipal_tavares@hotmail.com

Artigo TABUADA: COMPETINDO EU APRENDO

PÚBLICO-ALVO

Todos os alunos do 1º ao 6º ano da Escola Municipal “Sebastião Tavares da Silva”.

SME de Santo Afonso – MT

Secretária: Marta Del Mazzo Lópes

Equipe Gestora

Ø Diretora da Escola: Maria Nilda Vieira de Faria Neiva Ø Coordenação Pedagógica: Aline Batista dos Santos Tavares Ø Secretária: Elisangela Moura dos Santos

Data da Culminância: 05 de julho de 2024

PROJETO: TABUADA: COMPETINDO EU APRENDO

Tema: Área da Matemática

O projeto TABUADA: COMPETINDO EU APRENDO, efetuado com as turmas do 1º ao 6º ano da “ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO TAVARES DA SILVA”, município de Santo Afonso-MT. O

projeto hora descrito, de caráter didático e pedagógico foi planejado e executado pelos profissionais da escola mencionada acima, no período de fevereiro a julho do ano de 2024.

O projeto foi desenvolvido como estratégia de intervenção pedagógica baseada em pesquisa e avaliação diagnóstica, o que possibilitou contribuir para a solução de problemas práticos e reais da sala de aula.

A princípio o professor da sala de aula pautou-se em estimular os alunos ao uso do raciocínio rápido, na compreensão do processo da tabuada, bem como a memorização através de atividades práticas e também os preparando para a competição, pois, é imprescindível que o aluno saiba toda a tabuada “na ponta da língua”.

Elaborou e ´propôs desafios matemáticos envolvendo multiplicação, adição e outras operações.

Realizou atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo, sacolinha surpresa, entre outros.

A fim de cumprir os objetivos de estrutura e execução estabelecidos pela escola, o projeto após discutido com os professores, elaborado/organizado e depois revisado com todos os profissionais e equipe gestora foi apresentado em reunião para pais, alunos e comunidade escolar no 08 de fevereiro de 2024.

No dia 26 de abril de 2024- Início de realização do projeto

No dia 05 de julho de 2024 foi consumada a finalização do projeto: TABUADA: COMPETINDO EU APRENDO, o qual ocorreu na “ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO TAVARES DA SILVA”, com as

turmas do 1º ao 6º ano.

O projeto de tabuada, teve o objetivo de estimular e motivar o educando a aprender e memorizar a tabuada de forma divertida e efetiva centrando a Aprendizagem como um processo ativo e significativo, pautado em competências e habilidades prioritárias diagnosticadas no contexto escolar observando as necessidades de aprendizagens dos estudantes, alinhado ao Documento de Referência Curricular para o Ensino Fundamental.

Optou-se por metodologias de ensino que desenvolvessem a memorização da tabuada precedida pela compreensão no processo de ensino e aprendizagem, pois quando se compreende a tabuada, consequentemente a domina, tornando assim, mais rápido e fácil resolver cálculos.

Dessa forma, o projeto de tabuada despertou o interesse dos estudantes para a necessidade de apreensão e compreensão da formação e memorização das tabuadas, aprendendo não só a tabuada, mas a sua aplicação em problemas envolvendo atividades do dia-a-dia gerando o aumento do índice de aproveitamento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem, melhorando seu raciocínio matemático e a participação dos alunos em um evento competitivo, concretizando assim, a aprendizagem do conteúdo, tabuada. Possibilitou ainda, maior interação entre pais, alunos, professores e demais profissionais da escola.

Participou do projeto todos os alunos matriculados na ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO TAVARES DA SILVA. Sendo que o 1º ano competiu apenas na tabuada de adição, os alunos do 2º ao 6º ano competiram na tabuada de multiplicação em dois grupos e níveis para cada turma respeitando seus desafios de aprendizagem, sendo o 2º ano, grupo A e grupo B (com a tabuada de multiplicação até 2 e 4), o 3º ano, grupo A e grupo B (com a tabuada de multiplicação até 3 e 6), o 4º ano, grupo A e grupo B (com a tabuada de multiplicação até 5 e 8), o 5º ano grupo A e grupo B (com a tabuada de multiplicação até 7 e 9), e o 6º ano (tabuada de multiplicação completa).

O projeto em questão contou com três diferentes fases de trabalho em todos os anos de ensino da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva, no ano de 2024:

1ª Fase:

Estratégias de boas práticas para aprendizagem e memorização da tabuada propondo atividades para aprender todo o processo de formação da tabuada sendo ela de adição e ou multiplicação;

2ª Fase: Classificação para a semifinal

Etapa realizada em sala de aula nos dias 20 e 21 de junho de 2024. O estudante concluindo a tabuada da meta da turma com o tempo de 10 segundos para responder cronometrado por um profissional da escola, com máximo de três erros, automaticamente se classificaria para a final.

3ª Fase: 1º etapa da final- de 05 de julho

Na 1º etapa da final, houve a classificação dos estudantes em 1º e 2º colocados num processo de tomada de tabuada, onde os estudantes que concluísse a tabuada com até um erro, se classificaria para a grande final recebendo a medalha de 1º lugar e uma cesta, segundo lugar podendo ter até dois erros ganha somente uma medalha.

Assim sendo, na prática pedagógica, com a execução deste projeto de tabuada o estudante passou a demonstrar com ênfase como ocorre a operação matemática de multiplicação e a interiorizá-la através do

conhecimento de como se dá a sua construção e memorização consumada, realidade essa que era pouco considerada.

É essencial que o fazer pedagógico exija que o aluno saiba como se dá a construção da tabuada e, ao mesmo tempo, memorize-a, pois, a memorização será a habilidade mais utilizada pelo estudante no decorrer da sua vida no trato matemático com a multiplicação. Por isso, o professor não deve abrir mão de técnicas de memorização lúdicas e tradicionais, como por exemplo, jogos, dinâmicas e ditados orais e escritos de forma equilibrada e motivada estimulando assim, a aprendizagem efetiva da tabuada.

O mesmo representa uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino da matemática, transformando o aprendizado da tabuada em uma atividade envolvente e acessível. Ao combinar métodos tradicionais com recursos tecnológicos e atividades lúdicas, o projeto não só melhora o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizado mais colaborativo e motivador. Com o contínuo apoio e adaptação, o Projeto Tabuada tem o potencial de fazer uma diferença significativa na educação matemática de muitas crianças.

Diante do exposto a instituição conseguiu atingir um público bem considerável com o desenvolvimento do mesmo contribuindo assim com o processo de aprendizagem.

Autores:

Aline Batista dos Santos Tavares, Adejaine Caldeira de Souza, Adelaine Caldeira de Souza, Alessandra Serafim Peixoto, Edriana Ana Tavares Scarpatt, Eliete Fátima de Souza Nunes, Fabiellem Rayhane Rodrigues Vaz, Irení Aparecida da Silva Acácio, Maurília Soares Ferreira de Matos, Karine Pereira de Almeida Becker, Lidiane Matos Borges, Luzilene Alves Barbosa, Marli Pessoa Brito Azevedo, Tatiane Nunes da Costa, Simone Borges Roquia Paranhos, Fernanda Ferreira Martins, Maria Nilda Vieira de Faria Neiva, Tatiane Nunes da Costa, Ana Claúdia Santana da Silva, Ana Raylla da Costa Moreira e Claudia Silva dos Santos.