Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 18 de Novembro de 2024.

​Projeto: Jornada Literária

RESUMO

O presente trabalho apresenta um relato sobre o projeto Jornada Literária, projeto este, de caráter didático e pedagógico realizado nas aulas de Língua Portuguesa e Artes, com os alunos do 3º ano “A” da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva em Santo Afonso-MT. O projeto aqui descrito, foi planejado e executado pela professora Luzilene Alves Barbosa da Silva, no período de Junho a Novembro do ano de 2024.

O objetivo do projeto foi trabalhar com a metodologia do Programa a União faz a Vida, onde, o aluno atua como protagonista no processo de ensino aprendizagem, todavia, contemplando o desenvolvimento das habilidades necessárias de acordo com a BNCC.

Quanto ao desenvolvimento do Projeto, houve apoio e participação de todos os alunos que compunha a turma, apoio da gestão escolar, Pais, Bibliotecária da escola e Assessoria do Programa a União Faz a Vida.

As atividades desenvolvidas durante a execução do projeto aconteceram de forma prática e exitosa, como: Ao chegar à biblioteca escolar, os alunos mergulhavam em um universo de histórias, escolhendo livremente os livros que mais os encantavam. Após a leitura individual, era hora de compartilhar as descobertas: em um momento de socialização, os alunos recontavam as aventuras vividas nos livros, expressando suas impressões e opiniões. Para registrar suas experiências, os pequenos leitores completavam fichas de leitura e criavam desenhos inspirados nas histórias, dando vida à imaginação e fortalecendo a compreensão textual.

A culminância final do Projeto aconteceu com um Seminário da turma com apresentação de seminário para os pais e os colegas de outra turma.

Os resultados apontaram para um caráter promissor com aprendizagem ativa: 95% dos alunos participaram de todas as atividades propostas e 100% avaliaram de forma positiva as atividades desenvolvidas no projeto.

Quanto a auto avaliação do Projeto, considerei: Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver importantes valores sociais, como a empatia, a cooperação e o respeito mútuo. Ao se envolverem em atividades colaborativas e ao se ajudarem mutuamente, especialmente aqueles que apresentavam maiores dificuldades de aprendizagem, os estudantes demonstraram um crescente espírito de solidariedade e inclusão, fortalecendo os laços de amizade dentro da sala de aula.

Profª Luzilene Alves Barbosa da Silva, atua a 29 anos na educação, é graduada em Licenciatura Plena (Pedagogia) e Geografia, ambas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Águas Emendadas (FAE) Distrito Federal, já atuou como Orientadora frente ao programa de alfabetização e letramento matemático (PNAIC).

e-mail: proflenealves@hotmail.com