Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 28 de Novembro de 2024.

​Artigo: A Importância do Solo

Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva

Localização: Rua Deputado Murilo Domingos, Bairro: Vila Alta

Município: Santo Afonso – MT CEP: 78.425.000

E-mail: escolamunicipal_tavares2hotmail.com

Artigo: Jornada Literária

Público – Alvo: Alunos do 3° Ano “A” da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva.

SME de Santo Afonso – MT

Secretária: Marta Del Mazzo Lopes

Equipe Gestora:

Diretora: Maria Nilda Vieira de faria Neiva, Coordenadora pedagógica: Aline Batista Tavares dos Santos, Secretária : Eizângela Moura ddos santos.

Data da Culminância: 07 de Novembro de 2024

Projeto: A Importância do Solo

O presente trabalho apresenta um relato sobre o projeto A Importância do Solo, projeto este, de caráter didático e pedagógico realizado nas aulas de Ciências com os alunos do 3º ano “A” da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva em Santo Afonso-MT. O projeto aqui descrito, foi planejado e executado pela professora Luzilene Alves Barbosa da Silva, no período de Setembro a Novembro do ano de 2024.

O objetivo do projeto foi trabalhar com a metodologia do Programa a União faz a Vida, onde, o aluno atua como protagonista no processo de ensino aprendizagem, todavia, contemplando o desenvolvimento das habilidades necessárias de acordo com a BNCC.

Quanto ao desenvolvimento do Projeto, houve apoio e participação de todos os alunos que compunha a turma, apoio da gestão escolar, Pais, Viveirista responsável pelo viveiro municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Assessoria do Programa a União Faz a Vida.

As atividades desenvolvidas durante a execução do projeto aconteceram de forma prática e exitosa, como: coleta e manuseio do Solo, aula teórica com o Viveirista com explicação da qualidade do solo, preparo do solo e plantio de sementes de girassol, cuidados e acompanhamento do crescimento do girassol até o seu florescimento.

A culminância final do Projeto aconteceu com apresentação de Seminário da Turma para os pais e outras turmas da escola, e também com a exposição de girassóis.

Os resultados apontaram para um caráter promissor com aprendizagem ativa: 95% dos alunos participaram de todas as atividades propostas e 100% avaliaram de forma positiva as atividades desenvolvidas no projeto.

Quanto a auto avaliação do Projeto, considerei: a possibilidade de motivar os alunos pela constatação de aprendizado e por notarem que desenvolvem suas próprias capacidades; não há barreiras que impeça sair do tradicional e migrar para uma forma de ensino mais significativo; também a importância da interação em fortalecer vínculos com a comunidade escolar;

Profª Luzilene Alves Barbosa da Silva, atua a 29 anos na educação, é graduada em Licenciatura Plena (Pedagogia) e Geografia, ambas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Águas Emendadas (FAE) Distrito Federal, já atuou como Orientadora frente ao programa de alfabetização e letramento matemático (PNAIC).

e-mail: proflenealves@hotmail.com