Todas edições
Visualize e busque todas as edições.
VejaA edição assinada digitalmente de 22 de Novembro de 2024, de número 4.618, está disponível.
Denomina o próprio público UBS – Unidade Básica de Saúde localizado na Rua Teófilo Barbalho de Oliveira esquina com a Rua 07, Lote 01 e 02 da Quadra A do Bairro Jardim Itamarati II de Nova Olímpia-MT, Unidade Básica de Saúde “Hortêncio Borges”.
O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara de Nova Olímpia, Estado de Mato Grosso, aprova e eu sanciono a seguinte Lei Municipal:
Art. 1º Fica denominado o próprio público UBS – Unidade Básica de Saúde localizado no Bairro Jardim Itamarati II de Nova Olímpia-MT, Unidade Básica de Saúde “Hortêncio Borges”.
Art. 2º Fica o Poder Executivo de Nova Olímpia-MT autorizado a proceder no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da vigência desta Lei, medidas administrativas necessárias à sua aplicação com a inserção do nome nas placas de indicação e oferecer ciência às instituições e outros órgãos competentes.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Nova Olímpia-MT, aos 26 dias do mês de outubro de dois mil e dezesseis.
CRISTÓVÃO MASSON
Prefeito Municipal
ANEXO I
BIOGRAFIA
HORTÊNCIO BORGES, nasceu no dia 11 de janeiro de 1929, no Estado de Minas Gerais, nem chegou a conhecer os pais biológicos, porque foi criado por estranhos até os seus 10 anos de idade. Casado com Benedita Guimarães Borges (falecida há mais de 18 anos). Pai de 09 filhos Nair, Maria, Mariana, Antônia, Elvany, Maria Aparecida, Marlene, Ana e Juvelino. Tem 30 netos e 09 bisnetos. Mudou-se para o Estado do Paraná e trabalhava na colheita do café onde se casou, onde nasceu sua filha mais velha Nair. Mudou-se para Nova Olímpia para trabalhar com a poaia permanecendo nesse trabalho por dez anos, toda produção era vendida na cidade de Barra do Bugres. Ganhou um pedaço de terra e a partir de então passou a plantar arroz, feijão, mandioca, quiabo e abóbora e outros produtos, que vendia aqui na cidade. Seus outros filhos nasceram em Nova Olímpia, sendo inclusive sua filha Maria a primeira criança do sexo feminino nascida no município. Algum tempo depois comprou um cavalo e uma carroça e começou buscar lenha na mata e vender para os moradores da cidade. Anos depois ganhou um sítio no Assentamento Riozinho e mudou-se com a família para lá, voltando assim a lidar com terra em lavouras onde produzia muitos produtos do gênero alimentício. Ali permaneceu por muitos anos com a família. Mais tarde adoeceu, vendeu o sítio e voltou para a cidade, aposentou-se e não pode mais trabalhar. Alguns fatos aconteceram, os filhos todos casaram, sua esposa faleceu e então ficou sozinho em sua residência, sofreu pro aproximadamente com a doença conhecida por mal de Chagas, falecendo em julho do ano de 2015. Sua história de vida em Nova Olímpia o credencia a receber esta bela homenagem que é emprestar seu nome a um prédio público.