Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 14 de Novembro de 2018.

PACTO PRÓ-FAMILIA

PROGRAMA PRÓ-FAMILIA

PACTO PELAS FAMILIAS

1. IDENTIFICAÇÃO

Município: TESOURO/MT

1.1 Equipe de Elaboração: Delvaci de Castro Leite Iraides Pereira de Oliveira Pinto 1.2 Prefeitura Municipal

Prefeito: Antonio Leite Barbosa

Endereço: Rua Humberto Marcilio nº 158 Centro Telefone (66) 3435 1118

Site: WWW.prefeitura.tesouro@gmail.com

1.3 Secretaria Municipal de Assistência Social de Tesouro MT Secretaria Municipal de Assistência Social: Delvaci de Castro Leite Endereço: Rua Mato Grosso nº 452, Bairro: Centro Telefone: (66) 3435 1298 Email: crastesouro@hotmail.com Porte: Pequeno Porte 1 2. ENTIDADES EXECULTORAS DO PACTO PRÓ-FAMILIA Prefeitura Municipal de Tesouro; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Guarda Mirim; Supermercado Coimbra a. Comitê gestor

Presidente: Delvaci de Castro Leite- Secretaria Municipal de Assistência Social

I – Representante do Poder Publico Municipal:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Titular: Regina Celes de Alencar

Suplente: Adinair Gonçalves de Castro

II-Secretaria Municipal de Administração

Titular: Maria da Gloria Peres da Silva

Suplente: Anay Alves Carvalho Lacerda

III-Comercio Local

Titular: Sandra Eline Moraes Coimbra

Suplente: Carlos Coimbra Ferreira

IV- Igreja Católica:

Titular: Giuliana Garbrio

Suplente: Margarita Tereza Fuentes Jijon

V -Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões

Titular: Adriana de Souza Cardoso

Suplente: Fabrício Bastos

VI- Conselho Municipal de Assistência Social

Titular: Arleny S. Mangabeira Aquino

Suplente: Angela Maria Pereira da Silva

2 HISTORICO DO MUNICIPIO

As primeiras movimentações na região de Tesouro devem-se às ações do sertanista Antônio Cândido de Carvalho, que perlustrou, com pequena expedição grande área do leste mato-grossense, em fins do século XIX.

Pouco tempo antes de 1897 esteve por aqui Antônio Cândido e a beleza destas paragens, lhe impressionou, na época, ainda virgens do contato do branco devastador de natureza, a não ser para deleite de nações indígenas que habitavam as cercanias.

Antônio Cândido de Carvalho acabou sendo o “garoto propaganda”, do leste mato-grossense. Em função do resultado de sua viagem de pesquisas, divulgando a excelência da terra e de suas entranhas.

Não demorou muito e começaram a chegar criadores de gado, garimpeiros e seringueiros, em busca dos extensos mangabais existentes na região. A vinda de tanta gente, em função específica da publicidade carvalheana, ensejou o aparecimento de inúmeras povoações. Muitas dessas currutelas se transformaram em cidades, a exemplo de Tesouro, que teve sua base de povoamento nesta faze. Morava na Fazenda Boa Vista, o mineiro João José de Morais, conhecido por Cajango. No ano de 1.909, aportou em sua propriedade um grupo de seringueiros, eram eles: João Cezílio, José Lício de Araújo, José Luiz e Feliciano Cezílio de Souza – o líder.

Ao travarem conversa com Cajango, cujas terras abrangiam imensa área, tomaram conhecimento das riquezas minerais da região. Convencidos por Cajango, que conhecia os meandros da garimpagem, os seringueiros resolveram experimentar outro tipo de atividade – trocaram a sangria das mangabeiras por um jogo de peneiras. Puseram-se a explorar o Rio das Garças, internando-se nas terras banhadas pelo Cassununga, em busca de diamantes, que efetivamente encontraram em profusão. Cajango acabou sendo o cérebro das incursões do ex-seringueiro Feliciano, a quem forneceu instruções sobre roteiros a seguir, suprimentos e mão de obra especializada, enfim um parceiro de negócios. Descoberto os monchões, à cata dos diamantes tornou-se intensa, determinando a afluência de novos garimpeiros e conseqüentemente o surgimento de um núcleo de povoamento – corrutela de Cassununga.

A corrutela do Tesouro surgia logo após, com uma população sempre crescente. Seguindo a máxima de que garimpeiro não se fixa em lugar nenhum e, portanto não cria raiz, o povoado de Tesouro só estabilizou-se com a vinda de comerciantes, agricultores e criadores de gado, que desprezavam a cata garimpeira. Essa gente deu estabilidade ao lugar. Que, no entanto, continuou a abrigar em seus domínios atividades garimpeira. Bom para todo mundo.

A guerra pelo poder no leste, tanto política quanto financeira, patrocinada pelo governo do estado e pelo engenheiro agrônomo José Morbeck, teve reflexos no povoado do Tesouro. Outro fator desestabilizador foi a passagem da Coluna Prestes, hoje vista de uma forma totalmente diferente daqueles anos – 1926/1927.

A paz voltou a reinar nos garimpos das Garças a partir de meados da década de trinta. “Por ocasião da divisão Territorial e Administrativa do estado de Mato Grosso, de 31 de dezembro de 1937, o povoado de Tesouro apareceu como distrito do então” todo-poderoso” município de Santa Rita do Araguaia. Por anos a fio permaneceu nesta situação.

Mais tarde teve seu território sob a jurisdição do município de Lajeado, posteriormente denominado Guiratinga. A lei nº. 664, de 10 de dezembro de 1953, de autoria do deputado Clóvis Hugney, criou o município de Tesouro, com território desmembrado do município de Guiratinga.

INFORMAÇAO GERAL

População Estimada [ 2018] 3.786 Pessoas
População Estimada Censo [2010] 3.418 Pessoas
Densidade Demográfica [2010] 0, 82 hab./ km2
Família Cadastrada no CAD Único: Famílias Beneficiariam do programa Bolsa Família: Economia do Município

As principais atividades econômicas são: Agricultura (soja), pecuária (cria, recria e corte), e também extrativismos mineral.

4. ENTIDADES

4.1 Entidades de Assistência Social

Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS de Tesouro/MT.

Endereço: Rua Mato Grosso, nº 452 Bairro: Centro

Telefone: (66) 3435 1298 Email: crastesouro@hotmail.com

Centro de Convivência

Endereço: Rua Santa cruz nº Bairro: Centro

Telefone: (66) 3435 1298 Email: crastesouro@hotmail.com

Serviço de convivência e fortalecimento de vinculo para Criança, Adolescentes e Idosos

Endereço: Rua Mato Grosso, nº 452 Bairro: Centro

Telefone: (66) 3435 1298 Email: crastesouro@hotmail.com

4.2 Projeto Socioassistenciais Publicas: Projeto Guarda Mirim Endereço: Rua Mato Grosso, nº 452 Bairro: Centro Telefone: (66) 3435 1298 Email: crastesouro@hotmail.com 4.3Unidade Socioassistencial Privadas (Não Governamental) Centro de Apoio A Criança Casa Santo Antonio Rua Clóvis Hugney S/ n Centro Telefone: 3435 1205 Supermercado Silva e Coimbra Rua : Epfanio Duarte Nº 11 Centro Telefone: 66 3435 1121 Igreja Assembleia de Deus Rua: Vicente Pereira de Souza Nº 280 Centro Telefone: (66) 996898003 E-mail Igreja católica Rua: Clovis Hugueney nº 200 Telefone: (66) 3435 1350 5. APRESENTAÇÃO

O Pacto visa uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Assistência Social – SMAS, também com as demais secretarias e outros órgãos tanto governamentais e não governamentais, todos os envolvidos tem a metodologia do desenvolvimento sustentável emancipação do sujeito enquanto cidadão de direito.

Isto faz com que o objetivo deste pacto atenda as famílias, proporcionando e contribuindo com a qualidade de vida, minimizando a situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Sendo que o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de assistência Social, será com foco no sócio familiar através de parcerias com as redes que estão ligadas a Proteção Social Básica.

Para escrever esse projeto sentamos com 60 famílias cadastradas no programa que sobrevive em situação de vulnerabilidade Social, com 5 agentes de Saúde – ACS e 01 Assistente Social responsável pelo programa e sendo que os cursos serão ministrados através de parceiros; para ser discutidos os temas que envolvem os desafios enfrentados pelas famílias na atualidade.

6. METODOLOGIA O Presente trabalho será desenvolvido no município de Tesouro- MT, abrangendo a zona Urbana e Rural em conformidade com a legislação do programa PRÓ-FAMILIA. A metodologia será ações como palestras, campanhas, reuniões, cursos e oficinas, visando melhorar a qualidade de vida desta população com inclusão social e convivência familiar e comunitária. Sendo que todas as ações terão como foco a inclusão social das famílias com promoção de atendimento em sua plenitude no impacto, na realidade territorial desta sociedade, no âmbito da promoção social básica. 7. INTEGRAÇÃO Devido as respostas das famílias no que tange as principais necessidades, este pacto foi pensado e desenvolvido como um projeto amplo e de constante construção. Pois o mesmo é capaz de compreender de forma ampla a questão social e a realidade das famílias. O Pró-Família veio como a intersetorialidade, com todas as ações desenvolvidas, em especial nas áreas da Assistência Social, educação e saúde, mas também ações articuladas nas demais áreas como nas políticas publicas e entidades assistenciais não governamental. 8. OBJETIVO 8.1 OBJETIVOS GERAIS O programa Pró-Família tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidade das famílias e o fortalecimento de vinculo familiares e comunitário, por meio de ações de caráter preventivo, projetivo e proativos. 8.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS. Fortalecer o vinculo familiar e comunitário. Promover inclusão social as famílias, potencializando a autonomia delas na sociedade Promover ações com as famílias para que as mesmas possam usufruir das políticas sociais nas quais tem direito. Promover desenvolvimento de atividades intersetoriais, com força de experiência e convivência.

9. AÇÕES E METAS

AÇÕES E METAS

Objetivos específicos/ metas

Prazo de execução

Ações

Resultado

01

Reuniões Coletivas

Janeiro á Dezembro/2018

Promover informações

Próatividades das famílias

02

Palestras mensais com grupos de PAIF e Pró-Familia

Janeiro á Dezembro

Contribuir para inserção das famílias na rede de proteção social básica

Preventivo e Proativo

03

Inclusão no SCFV (Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo)

Janeiro á Dezembro

Contribuir para o fortalecimento da convivência familiar na sociedade.

Famílias imponderadas

04

Orientação sobre cadastro único

Janeiro á Dezembro

Atendimento de demanda espontâneo

Famílias proativas

05

Inclusão do SCFV ( crianças, adolescentes e idosos)

Março á Dezembro

Contribuir para o fortalecimento de convivência familiar

Preventivo e Proativo

06

Oficinas de inclusão e curso

Março a Dezembro

Podendo ter alterações: Pintura, Crochê e bordado

Proativa e imponderadas

07

Inclusão nas oficinas de PAIF/ CRAS

Março a Dezembro

Com a perspectiva de fortalecimento familiar

Empoeirada

EDUCAÇÃO

Objetivos Específicos e Metas

Prazo de Execução

Ações

Resultado

01

Inserir na educação inclusiva de qualidade, promover oportunidades ao longo da vida de todos.

Janeiro a Dezembro

Acompanhar crianças, adolescentes e idosos fora da escola.

Acompanhar adultos fora da escola com a inclusão do EJA.

A ser alocado

02

Busca ativa de Crianças e Adolescentes fora da escola.

Janeiro a Dezembro

Levantamento de demandas e trabalho em equipe.

Ser alocado

03

Intersetorialidade em Campanhas e ações assistências e educativa

Março a Dezembro

Crianças , Adolescentes e Idosos

Ser alocado

SAUDE

Objetivos específicos/ Metas

Prazo de execução

Ações

Resultado

01

Palestra Educativa e informativa

Abril á Dezembro

Sujeito a Alteração:Aedes aegypti HanseníaseCâncer: Mama e prótese Hipertensão arterialPlanejamento FamiliarPrevenção de doenças sexualmente transmissíveisGravidez na Adolescência.

A ser alcançado

02

Acompanhamento pelo á equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF)

Janeiro á Dezembro

Prevenção e orientação e encaminhamento para as redes.

A ser alcançado

ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS

CASA SANTO ANTONIO

Objetivos Específicos / Metas

Prazo de Execução

Ações

Resultados

01

Inclusão de crianças e adolescentes nas atividades socioassistenciais

Janeiro á Dezembro

Contribuir para aplicações de universo cultural esportivo arte e lazer

Preventivo e proativo

IGREJAS EVANGELICAS E CATOLICAS

Objetivos Específicos / Metas

Prazo de execução

Ações

Resultados

01

Palestras, reuniões e roda de conversas com famílias beneficiarias

Junho á Dezembro

Compreender a diversidade e Direitos e Deveres dos Cidadãos no Âmbito Social

Ser Alcançado

SUPERMERCADO SILVA E COIMBRA

Objetivos Específicos / Metas

Prazo de Execução

Ações

Resultados

01

Disponibilidades de analise de currículo de jovens e mulheres do Pró-Familia para trabalho

Junho á Dezembro

Banco de vaga de emprego na empresa

A ser alcançado

10. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Estas famílias serão avaliadas nos 12 meses iniciais do programa, podendo se estender por maior período com acompanhamento, orientação e avaliação das mesmas alcançando os objetivos da retirada de situações de vulnerabilidade social.

Acompanhamentos serão: Por encaminhamento de rede socioassistencial; através da busca ativa; procura espontânea; por encaminhamento de demandas por mais políticas publicas.

Avaliação: Prontuário de avaliação das oficinas e atendimentos; escutas particularizadas e em grupos.

11. RESULTADOS ESPERADOS

Com a transformação da sociedade e a luta por políticas publicas sociais foram alcançada em muitos aspectos e benefícios com direitos assegurados para todos os cidadãos brasileiros, lhe dando autonomia de informação critica analítica de seus deveres e totalidades de direitos assegurados por leis, decretos e emendas.

Nesta luta de inclusão social as redes de fortalecimento de vinculo são fundamentais para a prevenção e inserção das famílias em uma vida mais justa e igualitária saindo da precariedade e vulnerabilidade social.

12. REFERÊNCIAS

- Lei Nº 10.657 de 28 de dezembro de 2017, altera e acrescenta á Lei 10.523 de março de 2017, com a criação do programa Pró Família.

- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2010.

- BRASIL. Presidência da República. Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

Acordados por todos os relacionados no Pacto Pró – Família de Tesouro / MT seguem a assinaturas:

Tesouro-MT, 10 de novembro de 2018

Antônio Leite Barbosa

Prefeito Municipal

Monica Camolezi dos Santos Melo

Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso

Delvaci de Castro Leite

Secretaria Municipal de Assistência

Presidente do Comitê Gestor

Noeny Pereira de Sousa Helma Costa Talon

Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação