Todas edições
Visualize e busque todas as edições.
VejaA edição assinada digitalmente de 22 de Novembro de 2024, de número 4.618, está disponível.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIAMANTINO
IX Conferência Municipal de Saúde de Diamantino
CAPITULO I
DA FINALIDADEArt. 1º- Este REGULAMENTO tem por finalidade a definição de regras de funcionamento para IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÙDE DE DIAMANTINO - MT, convocada pelo Decreto nº 018 de 07 de Fevereiro de 2019, com REGIMENTO aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em 24/ 04/2019.
CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃOArt. 2º - A organização da VIII Conferência Municipal de Saúde terá a seguinte metodologia:
a) Mesas Redondas;
b) Plenárias:
1 - Plenária de Abertura;
2 - Plenárias Temáticas;
3 - Plenária Final.
CAPÍTULO III
DO CREDENCIAMENTO
Art. 3º - 0 credenciamento dos Delegados Titulares será realizado no dia 05/06./2019 das 19:00 horas ás 21:00 horas e no dia 06/06/2019 as 7:00 as 8:00 horas.
Art. 4º - 0 credenciamento dos Delegados Suplentes, em substituição aos Delegados Titulares, será realizado no dia 05/06/2019 das 19:00 horas ás 21:00 horas e no dia 06/06/2019 as 7:00 as 8:00 horas.
§ 1º - Fica sob responsabilidade da Comissão Administrativa-Orçamentária e Financeira que recebeu a ficha de inscrição dos Delegados acompanhar a substituição de Delegados Titulares pelos Suplentes.
§ 2º - Fica sob responsabilidade das entidades Municipais acompanharem a substituição de Delegados Titulares por Suplentes em seu âmbito de representação.
Art. 5º - O credenciamento de convidados será realizado no período previsto no Art. 3.º deste Regulamento.
CAPÍTULO IV
DO TEMÁRIO
Art. 6º- Nos termos do seu Regimento, a IX Conferência Municipal de Saúde de Diamantino abordará como Tema Central: ““Democracia e Saúde” , com os seguintes eixos:
I - Saúde como direito;
II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
III - Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)
IV - Saúde Mental.
SEÇÃO I
MESAS REDONDAS
Art. 7º - A discussão de cada Eixo Temático que compõe a IX Conferência Municipal de Saúde será feita mediante apresentações e debates na forma de mesa redonda com até 02 (dois) expositores e 01 (um) coordenador.
§ 1º - Haverá uma mesa redonda para os quatro Eixos Temáticos;
§ 2º - O Coordenador(a) da mesa redonda será indicado pela Comissão Organizadora;
§3º - Os expositores foram escolhidos pela Comissão Organizadora e são pessoas com conhecimento e experiência na área de saúde;
§ 4º- As apresentações dos temas terão tempo de 20 minutos por expositor e de 30 minutos para o debate. Ambos os casos, a prorrogação será deliberado pelo pleno.
Art. 8º - Após as exposições, o Coordenador da mesa redonda iniciará as inscrições das pessoas do plenário e o debate.
§ 1º - Os delegados, convidados, comissão organizadora e participantes, poderão manifestar-se por escrito ou verbalmente, devendo se inscrever, tendo direito a duas intervenções.
§ 2º- O tempo máximo para cada manifestação será de 03 (três) minutos, sendo a prorrogação permitida mediante deliberação da plenária.
§ 3º - Haverá prioridade para manifestação de participantes inscritos pela primeira vez.
SEÇÃO II – DAS PLENÁRIASDA PLENÁRIA DE ABERTURA
Art. 9º - A Plenária de Abertura da IX Conferência Municipal de Saúde de Diamantino terá como função aprovar o Regulamento da IX Conferência Municipal de Saúde.
SEÇÃO III
DAS PLENÁRIAS TEMÁTICASArt. 10 - As Plenárias Temáticas são instâncias de debate e votação das propostas, deverão tratar dos temas apresentados na Mesa Redonda e serão realizadas da seguinte forma:
I - A composição das Plenárias Temáticas (grupos) será de Delegados, Convidados, participantes e comissão organizadora, conforme distribuição realizada pela Comissão Organizadora obedecendo à paridade entre os segmentos.
II – Cada grupo escolherá um Coordenador, um relator e contará ainda com um relator e facilitador indicado pela Comissão Organizadora, formando a Mesa Coordenadora de cada grupo e que terão a função de conduzir as discussões, controlar o tempo e estimular a participação de acordo com os eixos temáticos definidos no Art. 6º deste Regulamento.
Art. 11 - As intervenções dos participantes das Plenárias Temáticas terão como base os debates ocorridos durante a Mesa Redonda
Art. 12 - O Coordenador /Relator fará a leitura do consolidado das propostas aprovadas no grupo.
Art. 13- As propostas que obtiverem 50% ( cinquenta por cento ) dos votos mais 01 ou maioria simples em cada plenária temática de grupo, serão remetidas para aprovação na Plenária Final.
Art. 14 – As propostas da última Conferência Municipal de Saúde de Diamantino realizado em 2015 serão avaliadas nos grupos.
SEÇÃO IV
DA PLENÁRIA FINAL
Art. 15 - A Plenária Final terá como objetivo aprovar as propostas de cada eixo temático e expressar o resultado dos debates da IX CMS de Diamantino.
Art. 16 - Participarão da Plenária Final:
a) Delegados com direito a voz e voto;
b) Convidados com direito à voz;
c) Comissão organizadora com direito a voz;
d) Participantes.
Art. 17 - A Plenária Final será realizada logo após a consolidação das propostas aprovadas com 50% mais 01 ou maioria simples nas Plenárias Temática (Grupo), devendo cada delegado ter conhecimento desse documento (cópia impressa e/ou projeção por data show e outros).
Art. 18- Os Coordenadores da Plenária Final, determinados pela Comissão Organizadora, terão o objetivo de conduzirem o processo de apreciação através dos destaques, debates e aprovação das propostas.
Parágrafo Único: A Comissão Organizadora designará local apropriado para os delegados e os demais participantes da Plenária Final, a fim de facilitar as apreciações, destaques, debates e aprovações.
Art. 19 - A leitura das propostas será por eixos temáticos, assegurando aos delegados o direito de solicitações por escrito ou oral de destaque de qualquer item do relatório consolidado das plenárias temáticas dos grupos.
Art. 20 - Os trabalhos serão secretariados por membros da Comissão Relatora para registro das propostas aprovadas e as não validadas com os respectivos números de votos e redação da ata.
Art. 21 - A relatoria procederá à identificação e registro do delegado solicitante do destaque, bem como do número da proposta para posterior apresentação de defesa do ponto de vista.
Art. 22- A aprovação das propostas será por maioria simples dos delegados presentes, e as propostas não destacadas serão consideradas aprovadas.
Art. 23 – As apresentações em destaque serão chamadas uma a uma, onde a mesa condutora concederá aos propositores de destaque tempo de 2 (dois) minutos para defesa e igual tempo ao delegado que se apresente para defender posição contrária á do propositor. Não será permitida, em qualquer hipótese réplica. Logo após as defesas será colocado em votação e não sendo mais permitido retomar debate sobre essa proposta.
Art. 24 - As questões de encaminhamento somente serão acatadas quando se referirem à condução de processo de votação feito pelo Coordenador da Mesa, e que não estejam previstas neste Regulamento.
SEÇÃO V
DAS MOÇÕES
Art. 25 - A apreciação e aprovação das moções serão apresentadas uma a uma conforme agrupamento por tipologia, cada propositor terá 02 (dois) minutos para proceder à leitura do texto e defesa, será concedido igual tempo a outro delegado para defesa de ponto de vista contrário ao do expositor da moção, não sendo permitido réplica.
Parágrafo Único - A aprovação das moções será por maioria simples dos delegados presentes.
Os textos das moções deverão ser redigidos e identificados por tipo e pelo responsável, conter no mínimo de 50 assinaturas, e ser entregue a comissão organizadora até 02 horas antes do início da Plenária Final.
§ 1º - Cada moção deverá ser assinada por, pelo menos, 10% (dez por cento) dos Delegados da Conferência.
§ 2º - A Coordenação Temática e de Relatoria organizará as Moções recebidas, classificando-as e agrupando-as por tema, dando ciência aos propositores para que organizem a apresentação na Plenária Final, facilitando o andamento dos trabalhos.
§ 3º - Encerrada a fase de apreciação do Relatório Final da Conferência, o Coordenador da Mesa Coordenadora procederá à leitura das Moções por tema e submeterá sua aprovação à Plenária.
Art. 26 - Concluídas as apreciações das Moções será encerrada a sessão da Plenária Final da IX Conferência Municipal de Saúde.
CAPÍTULO V
DA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS PARA ETAPA ESTADUAL
Art. 27 - A eleição tem como objetivo escolher 04 representações titulares e suplentes dos segmentos, de usuários (50%), de trabalhadores de saúde (25%), e de gestores e prestadores (25%), para representar o município de Diamantino na IX Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso em Cuiabá no período de 03 a 05 de Julho 2019. Os suplentes substituirão os titulares em caso de impossibilidade de participação da Etapa Estadual.
Art. 28 - Só terão direito a ser votado os delegados participantes da IX Conferência Municipal de Saúde de Diamantino;
Art. 29 - A eleição se dará por categorias de representantes assim divididos:
a) Representantes de usuários;
b) Representantes de trabalhadores de Saúde;
c) Representantes de governo e prestadores de serviço.
Art. 30 - As categorias de representantes se reunirão em separado e elegerão seus delegados;
Art. 31 - Caso haja impasse na eleição serão eleitos os delegados que obtiverem 50% (cinqüenta por cento) dos votos mais um, ou maioria simples;
Art. 32- Cada categoria de representantes elegerá seu (s) delegado (s) das seguintes formas:
a) Representantes de usuários – 02 titulares e 02 suplentes;
b) Representantes de trabalhadores de saúde – 01 titular e 01 suplente;
c) Representantes de governo e/ou prestadores de serviço – 01 titular e 01 suplente;
Art. 33 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão Eleitoral da IX Conferencia Municipal de Saúde de Diamantino.
CAPITULO VDISPOSIÇÕES GERAIS E COMUNS
Art. 34 - Serão conferidos certificados de participação na IX Conferência Municipal de Saúde aos membros da Comissão Organizadora, aos Delegados, aos Convidados, participantes, aos Expositores e aos Relatores, da participação na Conferência, desde que tenha 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência.
Art. 35 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, ad referendum, quando a Plenária não estiver reunida.
Diamantino, 24 de Abril de 2019.
Tânia Maria Ferreira Rocha
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Diamantino-MT