Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 20 de Março de 2020.

​RESOLUÇÃO Nº 28 DE 19 DE MARÇO DE 2020

RESOLUÇÃO Nº 28 DE 19 DE MARÇO DE 2020

DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO PROJETO SOCIAL ARTE SUAVE.

O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS, no uso de suas atribuições, especialmente as conferidas pela Lei Federal nº 8.472/93 e Lei Municipal nº 797 de 07 de novembro de 2013 e conforme deliberado em reunião plenária ordinária do dia 19 de março de 2020,

CONSIDERANDO a organização da política com a participação popular e através da elaboração de planos, programas e projetos;

RESOLVE:

Artigo 1º - Aprovar o Projeto Social ARTE SUAVE (anexo I), que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.

Artigo 2° - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Itiquira, 19 de março de 2020.

MARIA DE LURDES PEREIRA CAVALCANTE

Presidente do CMAS

PARECER SOCIAL

Nº 001/2020

O Conselho Municipal de Assistência Social, reuniu-se na data de 19/03/2020, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social às 9h17min, conforme Ata nº 04/2020, para análise do Projeto Social ARTE SUAVE.

Os membros do Conselho após análise minuciosa do Projeto apresentado resolve aprovar por unanimidade que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.

Itiquira, 19 de março de 2020.

MARIA DE LURDES PEREIRA CAVALCANTE

Presidente do CMAS

Anexo I

PROJETO “ARTE SUAVE”

1. APRESENTAÇÃO

A prática de artes marciais, há muito tempo não proporciona somente instruções técnicas para embates corpo a corpo, mas, sobretudo, se apresenta como um meio lúdico para a busca do autoconhecimento, trabalhando neste percurso competências como autocontrole, autoconfiança, respeito as diferenças, socialização, dentre outros. Nesse sentido, o Jiu-Jitsu como arte marcial é um dos esportes que mais cresce na atualidade e constitui-se como um excelente cenário para o desenvolvimento das práticas psicopedagógicas voltadas para a formação continuada de seus praticantes.

Portanto, baseado nesta contextualização, o projeto ARTE SUAVE que consiste em um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura, tem por objetivo o desenvolvimento humano, educacional, cultural e psicológico de crianças e adolescentes e visa a integração social e esportiva dos mesmos na comunidade. O referido projeto, tem como intuito transmitir os ensinamentos e conceitos da arte marcial, com a pretensão de modificar o estereótipo e a visão que a sociedade tem sobre tal modalidade, procurando proporcionar para a comunidade itiquirense a vivencia e experiência com o esporte, e, com isso, instigar a reflexão dos praticantes, na prática, sobre o que é o Jiu-Jitsu e como é sua filosofia e metodologia.

Com este projeto espera-se possibilitar uma melhora da visibilidade e da adesão ao esporte influenciando também em sua expansão e conhecimento popular. Acreditamos que com a prática é possível explorar outros caminhos que dizem respeito ao praticante, que é a melhora de sua consciência corporal, seu condicionamento físico e também em aspectos psicológicos, como: bem-estar e relações intersociais. Neste sentido, constitui em um projeto que atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e vulnerabilidade social, e tem como objetivo principal promover a disciplina e cidadania, bem como valores sociais através da prática esportiva, e de modo específico, por meio do Jiu-Jitsu.

2. JUSTIFICATIVA

O município de Itiquira vem crescendo ao longo dos anos. Um fato natural devido as novas perspectivas de vida, mais acesso aos serviços, empregabilidade, geração de renda. Tal fato está fundamentado na intensificação do agronegócio na região, construção da usina hidrelétrica, terminal ferroviário e a duplicação da Rodovia Federal 163, onde as construtoras necessitam de mão de obra temporariamente, isso, aliado a outros fatores, fez com que o número de imigrantes aumentasse consideravelmente, que vieram em busca de emprego e melhor qualidade de vida.

Este fenômeno naturalmente fez aumentar significativamente o número de problemas de cunho social tais como: aumento do consumo de entorpecentes, adolescentes ociosos, entre outros. Nesta perspectiva é extremamente importante para o município ações socioeducativas que proporcionem atividades orientadas nos horários contra turno escolar. Sendo assim, este projeto visa alcançar crianças e adolescentes com atividades saudáveis de forma coletiva com orientação e desenvolvimento de suas potencialidades físicas, esportivas e sociais.

O esporte, lazer e a prática de atividades físicas regulares e orientadas, são patrimônios culturais e importantes ferramentas na construção de identidades, devendo também ser entendido como qualquer outro direito social e um fator de construção da cidadania plena, constituindo-se uma excelente ferramenta de promoção, desenvolvimento local e inclusão social. Importante considerar que, crianças e adolescentes com deficiência devem ser incluídos nesse projeto, de modo a prevenir práticas segregacionistas e o isolamento desse segmento.

3. OBJETIVO GERAL

Trazer as crianças e adolescentes prioritariamente das famílias em situação de risco e vulnerabilidade para o esporte, para que mediante a prática, haja uma nova filosofia de vida. Portanto, é apresentado um meio no qual as crianças e adolescentes não se envolvam com a criminalidade e com as drogas, trazendo-os para o convívio social e afastando-os da ociosidade, mostrando-lhes as possibilidades de praticar um esporte que eleve a sua autoestima e que não incite a violência. E também trabalhar competências associadas ao autoconhecimento, bem como atuar na prospecção de futuros atletas.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estudos comprovam que pelo menos 80% das crianças atendidas em algum projeto social, tem a média escolar com um aumento significativo, avançando para as próximas séries escolares. O projeto visa afastar os jovens do risco de envolvimento, e/ou convívio com as práticas de: trabalho infantil, uso de drogas, criminalidade, violência doméstica e abuso sexual, durante o período e, que permanecem no projeto ou na escola. Promover para a comunidade uma experiência e reconhecimento popular, contribuindo para uma variabilidade esportiva, diversificando a monocultura (futebol) do esporte no cenário brasileiro. Proporcionar aos praticantes um desenvolvimento cognitivo influenciando em sua coordenação motora, aprimorando e desenvolvendo seu autoconhecimento e consciência corporal, melhora no condicionamento físico, aumento da capacidade cardiovascular e respiratória, além desses fatores, a prática proporciona benefícios psicológicos. A possibilidade de promover ensinamentos, não somente técnicos, mas que influenciam na conduta social de cada praticante, conceitos como: respeito ao próximo, disciplina e paciência (princípio das artes marciais), proporcionado já no ambiente de treino uma melhor harmonia e convívio com seus colegas refletindo em melhorias na relação social. Nortear ações para públicos diferenciados considerando suas peculiaridades. Iniciar os participantes em competições de jiu-jitsu, reforçando os princípios éticos e morais relacionados a prática esportiva. ü RESULTADOS GERAIS ESPERADOS: a) Desenvolver com o projeto do Jiu-Jitsu ações socioeducativas promovendo o atendimento às crianças e adolescentes, contribuindo com a ampliação do universo social, cultural, intelectual dos beneficiados; b) Aproveitar os valores esportivos da prática do Jiu-Jitsu para atrair crianças e adolescentes isolando-os dos maus exemplos; c) Desenvolver o espírito de liderança, autoconfiança, solidariedade e cidadania, através da coordenação de ações durante a prática esportiva, sob orientação da equipe técnica; d) Estimular o interesse pela escola e convívio familiar; e) Promover a harmonia escolar, desestimulando a agressividade; f) Incentivar o interesse e desempenho do trabalho em equipe e; g) Participar em atividades esportivas municipais, estaduais e nacionais, promovida pela rede pública e privada.

5. EQUIPE TÉCNICA

NOME: Mario Henrique Torquete

GRADUAÇÃO: Professor Faixa Marrom

CONTATO: (35) 9 9897-2338

E-MAIL: mhtorquete@hotmail.com

6. METAS/PÚBLICO ALVO

O projeto visa o atendimento de crianças e adolescentes com faixa etária de 06 a 19 anos, cujos responsáveis, devem, preferencialmente, estarem inscritos no CADASTRO ÚNICO, sendo prioritário o atendimento dos que são beneficiados com o programa de transferência de renda (Bolsa Família), ou seja, público alvo do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Importante considerar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada_ BPC/Loas na espécie 87 (pessoas com deficiência) serão atendidos independente da faixa etária.

Os usuários podem acessar o Projeto “Arte Suave” através do Centro de Referência da Assistência Social_ CRAS por demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede Socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e de órgãos do Sistema de Garantias de Direitos.

No quadro a seguir encontra-se detalhado a quantidade crianças e adolescentes no qual o projeto está limitado tanto em Itiquira quanto em Ouro Branco do Sul, considerando a equipe técnica e recursos disponíveis.

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

OBSERVAÇÕES

Itiquira

Nº de crianças/adolescentes (de 06 a 15 anos)

118

Nº de pessoas com deficiência física

02

Ouro Branco do Sul

Nº de crianças/adolescentes (de 06 a 19 anos)

80

Nº crianças/adolescentes com deficiência física

00

7. METODOLOGIA

É utilizado uma metodologia progressiva, baseada nas experiências e vivências dos praticantes, evoluindo de acordo com a assimilação e desenvolvimento técnico dos mesmos. E para a atividade faz-se necessário um kimono e um tatame. Os métodos utilizados nas aulas é a transmissão das técnicas e posições da arte marcial, de maneira progressiva e isolada, trabalhando com repetições e situações de luta, por exemplo, durante um determinado período, é aplicado isoladamente uma técnica especifica, é solicitado para que o praticante repita algumas vezes, afim de compreender o movimento e o posicionamento do corpo, logo após é simulado uma situação de luta partindo da posição inicial da técnica apresentada. Também é periodizado os treinos que tem como objetivo a melhoria do condicionamento físico, sempre envolvendo os princípios da especificidade, procurando abranger princípios de luta, porém de maneira mais dinâmica e rápida, com o propósito de condicionar fisicamente o indivíduo melhorando sua capacidade de luta.

As aulas serão ministradas na sede do município de Itiquira nas dependências do Ginásio de Esportes “Robertão” e na localidade de Ouro Branco do Sul no Centro Conviver Líbio Faustino.

7.1 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

EVENTO

PERÍODO

OBSERVAÇÕES

Apresentação teórico-prático dos fundamentos do Jiu-Jitsu.

Sempre que houver novos alunos

Abordar aspectos históricos das artes marciais, enfatizando o Jiu-Jitsu.

Aulas de Jiu-Jitsu esportivo e defesa pessoal.

Continuo

Aulas propriamente ditas.

Participações de competição dentro e fora do Estado.

Contínuo

Será estimulado aos alunos a participação em competições municipais, estaduais e nacionais como atividade complementar.

8. CONDICIONALIDADES

Acesso mediante parecer favorável do técnico de referência do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS; Inscrição Junto ao CRAS; Estar inscrito, preferencialmente, no CADASTRO ÚNICO; Residir no município; Apresentar documentação exigida para elaborar cadastro; Recadastrar anualmente; Coordenação/recadastramento/acompanhamento do projeto somente CRAS.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que pode proporcionar um melhor desenvolvimento motor, cognitivo, uma melhora a consciência corporal e no autoconhecimento de seus praticantes, além de fatores como melhoria no bem estar, na disposição durante o dia e redução do stress. É uma modalidade que se diferencia das comuns pelo fato de possuir/transmitir princípios da arte marcial como disciplina, respeito a si mesmo e ao próximo. Esses valores e benefícios que a modalidade possui são transmitidos no projeto, que busca uma melhora na imagem e expansão de tal. Portanto, podemos visualizar a importância da realização dessa atividade, que influencia tanto a imagem do esporte em si, quanto na conduta social de cada indivíduo envolvido, podendo ser moldado um melhor ambiente comunitário. O projeto também proporciona uma vivência com uma modalidade diferenciada das comumente vistas e divulgadas. O projeto ARTE SUAVE já vem sendo desenvolvido a aproximadamente 04 (quatro) anos, e atende cerca de duzentas crianças e adolescentes residentes no município de forma gratuita e os benefícios supramencionados já são visíveis e reconhecidos e, a longo prazo é possível apresentar resultados ainda mais expressivos.

Itiquira/MT, 16 de março de 2020.

SUZANA FRANCISCA DA SILVA

Secretária Municipal de Assistência Social

ADALBERTO PEREIRA DE ANICÉSIO

Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Cultura

IMAGENS