Essa publicação está na edição do(s) dia(s): 28 de Setembro de 2021.

​PLANO DE AÇÃO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL DE 70% DOS ALUNOS MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

PLANO DE AÇÃO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL DE 70% DOS ALUNOS MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

INTRODUÇÃO.

A continuidade das aulas presenciais com a capacidade de 70% (setenta por cento) dos alunos matriculados, a Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando com as equipes das Unidades de Ensino, comite de enfrentamento ao COVID e sociedade dando e continuidade ao Plano de volta às aulas, de acordo com as estratégias sanitárias, financeiras e pedagógicas que deverão ser colocadas em práticas a partir da data de retorno.

Devemos estar preparados para a volta dos 70% dos estudantes e 100% funcionários às escolas. Prontos para fazer o que precisa ser feito.

Continuaremos a nos aproximar dos alunos, das famílias e dos profissionais, proporcionando tempo, ambiente e recepção adequados à reentrada e ao reencontro na escola. Praticar a empatia com os mais ansiosos e com os que estejam em processo de estresse pós-traumático. Monitorar o período de adaptação à nova realidade frente ao Covid-19.

Cada escola deverá estar atenta à estrutura, toda rotina administrativa e pedagógica educacional, reorganizando e adequando os espaços escolares de acordo com os protocolos definidos pela OMS, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, CONSED, UNDIME, MEC e CNE.

Ainda não temos total certeza de quando o vírus deixará de fazer parte do nosso contexto social mas temos certeza que devemos aprender com a experiência que tivemos desde o inicio do ano de 2021 e o isso fará toda a diferença. Não menos importante, é que precisamos consultar a História, para entendermos como as nações deram a volta por cima, em períodos pós-guerra, pós-pandemias, pós catástrofes, especialmente na área de educação e, nos estamos no caminho certo.

E, finalmente, nossa maior certeza é a de que sairemos dessa mais forte e ainda mais confiante na educação, como maneira única de prosperar e avançar como seres humanos melhores.

Por isso, neste retorno desde março contamos com a empatia, a cooperação e a visão empreendedora de toda a equipe educacional de Campo Verde, em especial os professores que diariamente fazem o atendimento, a acolhida e a promoção do conhecimento com nossas crianças campo verdenses.

JUSTIFICATIVA.

Este documento se faz necessário considerando à atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde indicando baixo índice de contaminação pelo Covid 19 no município; a bem como pela retomada das aulas presenciais em março de 2021 no qual se obteve sucesso no atendimento presencial de 50% dos alunos; a vacinação de 100% dos profissionais da educação retornando estes, de forma presencial ao trabalho; aos protocolos de segurança eficientes adotados pelas escolas; confiança e segurança da comunidade em enviar os filhos para a escola, tornando a escola um lugar confiável e adequado para acolher as crianças neste momento.

APRESENTAÇÃO PARA O RETORNO DE 70% DOS ALUNOS MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

As medidas adotadas para o atendimento de 70% das aulas presenciais, irá seguir as diretrizes e protocolos, de acordo com os referencias e relatórios estabelecidos e expressos pelos órgãos competentes internacional e nacional, UNESCO, UNICF, OMS, MEC, CONSED,CNE e municípios com representantes da UNDIME, comitê COVID que orientam e neste momento estão subsidiando os planos de retorno as aulas, com segurança e cautela, em um contexto do qual o Município está vivendo sua realidade com respeito a pandemia (COVID-19).

O presente documento se pauta nas medidas adotadas no retorno das aulas em março de 2021 mantendo a segurança, adequação dos recursos materiais, recursos humanos, ações pedagógicas, entre outros, para garantir a segurança da comunidade escolar e profissionais da educação envolvidos no processo assim, como dos familiares e crianças.

Além disso, devemos garantir o desenvolvimento das competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de acordo com os planejamentos reformulados e do calendário escolar do Município, observando as normativas e fatos que surgirão nos próximos meses em respostas a outros que, por certo, ainda virão.

A Secretaria Municipal de Educação continua preparando a equipe profissional, (gestores, equipes administrativas, equipe pedagógica) as quais estão atendendo alunos e familiares que já estão presencial e os que retornarão a partir deste ato, não só para transmitir conhecimento didático pedagógico, mas, principalmente, para receber uma comunidade que vem de uma crise na saúde, crise pessoal, emocional, abalados psicologicamente, afetados pela COVID-19 e para isso o acolhimento nas instituições educacionais será de carinho, amor, compreensão, harmonia e vida.

As autoridades locais, Prefeito, Vereadores, Comunicação, Secretários das áreas da Saúde, Fazenda, Finanças, Assistente Social, Administração, Obras, Meio Ambiente têm conhecimento a respeito das ações contidas neste documento, visando assegurar que possamos realizar um atendimento coeso e seguro de 70% dos alunos matriculados na rede.

AS ESTRATÉGIAS DEVEM CONSIDERAR OS MARCOS LEGAIS.

1. Lei nº 9.394, de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

2. Parecer nº 05, nº 09, nº 11 e nº 15 de 2020, do Conselho Nacional de Educação, e eventual futuro Parecer desse órgão com orientações para o retorno às atividades presenciais.

3. Normas do respectivo Sistema de Ensino – CME.

4. Orientações e Diretrizes do MEC, quanto ao cumprimento do Calendário Escolar.

5. Normas de Segurança Sanitária.

6. Decretos Municipais.

AULAS COM 70% DOS ALUNOS PRESENCIAIS AS ESCOLAS DEVEM:

Atender as normas de segurança expressa em nota técnica, decretos e protocolos de segurança. Criar condições para readequação e aquisição de materiais necessários. Reorganizar o número de alunos por sala, considerando 70% da turma. Caso o número de alunos que irão participar das aulas presenciais seja maior que 70% o professor deverá fazer um escalonamento diário de ausência dos alunos que exceder a quantidade determinada registrando-o em planilha e apresentando aos pais com antecedência. Disponibilizar máscaras individuais, para alunos que não possuem condições; Manter estações de higiene, lavatórios / pias com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira, dispensadores com álcool em gel em pontos de maior circulação (recepção, corredores e refeitório); Apresentar mídias, promovendo rotinas de higienização e cuidados. Realizar campanha publicitária e outras formas de divulgação no ambiente escolar; Incentivar à utilização de garrafinhas individuais, toalhas de boca; Proibir as crianças de até três anos usar máscaras pelo risco de sufocamento; Garantir a troca de fraldas com o uso de luvas descartáveis; Garantir que os alunos de Educação Especial (AEE), serão acompanhados pelo professor titular da sala de aula e o professor de apoio, que estão e continuarão dando o suporte a estes alunos. Garantir que todos os alunos ao entrar estejam usando máscaras de proteção tenham as suas mãos higienizadas e os seus sapatos desinfetados e sua temperatura aferida; Organizar os horários de entrada e saída das crianças/alunos serão em horários diferentes entre as turmas para não haver aglomerações, bem como os horários de intervalo e lanche. Organizar para os alunos do Fundamental I que apresentam atraso na alfabetização a oferta de aulas de reforço conforme organização da escola. Manter os grupos de whatsapp para informar os pais caso necessário.

OBSERVAÇÃO:

O professor que está trabalhando em home office ( grávidas) permanecerá no atendimento a sua turma de forma assíncronas e síncronas e deverá: realizar o planejamento das aulas e enviar com antecedência para a coordenação da escola.. Cabe à família decidir sobre a aula presencial. Os alunos pertencentes ao grupo de risco e/ou que a família optar em não levar, continuarão recebendo atendimento remoto e/ou das mídias digitais.

RESPONSÁVEIS POR MONITORAR E GARANTIR O CUMPRIMENTO DAS NORMAS:

SME – Secretaria Municipal de Educação. Equipe de Gestão Escolar – Diretores e Coordenadores. Professores. Servidores técnicos e administrativos. Comitê de Enfrentamento do COVID 19. Gabinete do Prefeito. Equipe de Fiscalização.

CONCLUSÃO

Nosso plano de ação para atendimento às aulas presenciais 70% no sistema híbrido, é uma proposta pautada no cenário municipal, retornando ao nosso “novo normal” devido ao baixo índice de contaminação e a retomada da aprendizagem que sofreu uma defasagem nestes dois últimos anos.

Sabemos dos imensos desafios, e da necessidade de darmos continuidade ao trabalho educacional, com novas abordagens metodológicas, novos caminhos, novo olhar... mas, temos certeza que nossos profissionais estarão dispostos a oferecer o seu melhor, dentro dos limites de cada um, seja, na adequação das propostas do processo ensino- aprendizagem, no apoio aos estudantes e suas famílias, entre outros aspectos relevantes.

Nada está concluído, estamos em um processo de transformação, desafios, novos conhecimentos e principalmente nos reinventando dentro das propostas pedagógicas para alcançarmos o máximo de êxito possível com nosso corpo discente e docente, para sairmos dessa situação cientes que demos o nosso melhor, que fizemos o que era necessário e que estamos sempre abertos a novos caminhos, sendo responsáveis por contribuir com a construção de um mundo melhor.

REFERÊNCIAS:

Lei nº 9.394, de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Parecer nº 05, nº 09, nº 11 e nº 15 de 2020, do Conselho Nacional de Educação.

Decreto Municipal nº 015 de 12 de fevereiro de 2021.

Decreto Municipal nº 018 de 26 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações para Retomada segura das atividades presenciais nas Escolas de Educação Básica no Contexto da Pandemia da COVID-19. Brasília: MS, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/profissional-gest... . Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: Monitoramento das Instituições de Ensino. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 23 fev. de 2021.

Governo do Estado de Goiás. Plano de ação para retorno às aulas presenciais pós-pandemia covid-19 .https://www.britania.go.gov.br/wp-content/uploads/...

Governo do Estado de São Paulo. Volta as aulas 2021. https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FAQ-Volta-as-aulas-2021. pdf